metropoles.com

Lacen realizou 2,8 mil testes desde início de pandemia no DF

Unidade responsável pelos diagnósticos de Covid-19 informa ainda que tem capacidade para realizar ate mil exames por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Responsável pelos resultados oficiais de diagnósticos para o novo coronavírus, o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde afirmou, nesta sexta-feira (10/04/2020), ter realizado 2.850 testes de biologia molecular (PCR em tempo real) desde o dia 03 de março – portanto, quando iniciou a pandemia no Distrito Federal.

A informação foi uma resposta aos questionamentos feitos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sobre o controle da proliferação da Covid-DF na capital federal. Os números foram solicitados pelas promotorias de Justiça de Registros Públicos (Proreg), de Defesa da Saúde (Prosus), de Defesa dos Direitos Difusos, além da Promotoria de Justiça de Samambaia no último dia 07 de abril.

No fim da tarde desta sexta, o GDF divulgou que o número de casos confirmados de Covid-19 no DF chegou a 563. No total, 14 óbitos já foram registrados.

De acordo com o documento, o laboratório tem capacidade de revelar até mil testes por dia. “Após a chegado da amostra ao Lacen-DF, os prazos de liberação são de 24 horas para casos graves e óbitos e 48 horas para os demais casos”, explicou ao órgão de fiscalização.

Servidores

Ainda segundo o setor especializado na confirmação dos diagnósticos, desde que alguma unidade solicita a realização do exame, quatro rotas diárias vão a todos hospitais regionais e unidades de pronto atendimento (UPAs). O transporte é feito em quatro rotas diárias e a amostra chega à unidade no período aproximado de até duas horas após o envio.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde informou ao Ministério Público, o laboratório central concentra 240 servidores, “dos quais 60 estão destacados para toda cadeia diagnóstica da Covid-19, dentre ações de logística, produção de kits de coleta, triagem de amostras, conferência documental, extração do material genético, amplificação do material genético, interpretação dos resultados e liberação dos laudos”.

Mais testes

Segundo a Secretaria de Saúde informou ao Metrópoles, está em andamento processo de compra de 300 mil testes rápidos para o novo coronavírus. De acordo com a pasta, “o processo de compra está em fase final”.

O órgão informa que o teste rápido detecta anticorpos no organismo e só é indicado para pacientes que apresentam sintomas há pelo menos oito dias, quando o organismo começa a desenvolver defesa.

A Saúde também informou ter recebido do Ministério da Saúde 7,4 mil kits de testes rápidos. “A prioridade são os casos graves e servidores que estão na linha de frente do atendimento ou fora do trabalho por suspeita de contaminação com o coronavírus”.

Colaborou Isadora Teixeira

Compartilhar notícia