Lacen ganha mais 5 máquinas e fará mil testes de Covid-19 por dia

Equipamentos são de propriedade da UnB e se somarão a outras três máquinas já utilizadas na operação

atualizado 28/03/2020 19:18

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal receberá reforço de cinco novas máquinas de testagem usadas em exames para detectar contaminação pelo novo coronavírus.

Agora, será possível realizar quase mil testes por dia, segundo estimativa da Secretaria de Saúde (SES-DF).

O Lacen já conta com três aparelhos do tipo na unidade. De acordo com o diretor do laboratório, a previsão é de que os novos equipamentos passem a ser utilizados já na próxima semana. As máquinas são de propriedade da Universidade de Brasília (UnB).

“Imediatamente, são três equipamentos da UnB, que serão testados e liberados para rotina na próxima semana. Os outros dois também devem estar chegando”, explica Jorge Chamom.

As máquinas são utilizadas para identificar a presença de material genético equivalente aos de Covid-19 nas análises coletadas. Em função da pandemia, o Laboratório Central tem funcionado, também, durante o turno noturno e aos finais de semana.

São 50 servidores entre farmacêuticos-bioquímicos, técnicos de laboratório, biólogos, patologistas clínicos, motoristas, técnicos de políticas públicas e gestão governal se revezando entre turnos para garantir a operação.

Últimas notícias