Ibaneis inaugura trecho da Ligação Torto-Colorado e homenageia Roriz

Complexo viário terá o nome do ex-governador do DF. Nesta sexta, foram liberados 5,2 km da via marginal que integra o Trevo de Triagem Norte

Renato Alves/Agência BrasíliaRenato Alves/Agência Brasília

atualizado 27/09/2019 15:51

Um trecho de 5,2 km da marginal que integra a Ligação Torto/Colorado (LTC), na BR-020, foi liberado na manhã desta sexta-feira (27/09/2019) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). São três faixas a mais no sentido Granja do Torto, com o intuito de melhorar o fluxo do trânsito no local. No total, a obra do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) custou R$ 92 milhões e faz parte do Trevo de Triagem Norte, com 23 viadutos — 10 apenas na parte inaugurada.

Segundo o emedebista, a outra metade da obra será liberada até o fim do ano, com a inauguração do outro sentido da via marginal e uma ciclovia paralela à pista — anunciou também a construção de um novo viaduto na região de Sobradinho e a continuidade da duplicação da estrada até Planaltina (DF).

A entrega faz parte da agenda de Ibaneis em homenagem ao primeiro ano da morte do ex-governador Joaquim Roriz. Por isso, o chefe do Executivo local decidiu batizar o complexo viário com o nome do político que mais vezes comandou o Distrito Federal.

Roriz foi governador do DF durante 3.839 dias, entre quatro mandatos — um deles, biônico, nomeado pelo então presidente José Sarney. O ex-mandatário do Distrito Federal morreu aos 82 anos, no dia 27 de setembro de 2018, no Hospital Brasília, no Lago Sul. Na unidade de saúde, o político tentava se recuperar de um grave quadro infeccioso que culminou em três paradas cardíacas e uma traqueostomia horas antes do falecimento.

Missa

Antes da inauguração, uma missa foi realizada em homenagem ao primeiro ano de morte de Roriz. A solenidade católica foi conduzida pelo padre Tininho, capelão da Universidade Católica de Brasília (UCB). Representante da família do político, Joaquim Roriz Neto agradeceu ao governador a homenagem.

Renato Alves/Agência Brasília
Inauguração de trecho da Ligação Torto-Colorado pelo governador Ibaneis Rocha

“Estamos muito felizes e queríamos muito que meu avô pudesse ter visto a quantidade de homenagens ao trabalho feito por ele. É muito bom que depois de um ano ele ainda é lembrado pelo grande governador que foi”, disse.

“Com a entrega, vamos liberar a faixa reversa a partir de segunda-feira (30/09/2019). Vamos direcionar os carros para a nova pista, que ajudará a desafogar o trânsito na região”, disse Fauzi Nacfur, diretor do DER-DF.

Veja como ficará o trânsito na região:

Novidades

Ibaneis aproveitou a ocasião para anunciar a construção de um novo viaduto da região de Sobradinho e a continuidade da duplicação da estrada até Planaltina (DF). Segundo o governador, o edital de licitação deve ser lançado nos próximos 45 dias. “É uma obra importante, muito reivindicada pela população da região norte, além de ser o ponto que mais aproxima o DF do meu querido Piauí”, brincou, citando o estado onde morou.

Após a liberação da pista, o governador puxou uma carreata para estrear o novo acesso ao plano piloto. Próximo a completar um ano de gestão, Ibaneis Rocha aproveitou para avaliar o que considerou “a primeira etapa de governo”.

“Agora, a gente entra num segundo momento de gestão. Foi um começo difícil, recebia muitas obras paradas, ausência de projetos e o trabalho estava lento. Conseguimos ir atrás de recursos, elaborar projetos e tudo começou a andar. No início, se eu tinha dúvida, hoje tenho a certeza de que vamos conseguir”, frisou.

Obras

O intuito das obras é liberar o fluxo e desafogar o trânsito de aproximadamente 50 mil veículos que passam pela rodovia todos os dias. Com a liberação, a operação de faixa reversa na descida do Colorado, operada pelos agentes do DER-DF pela manhã nos dias úteis, entre 6h e 9h30, não será mais necessária. A partir da próxima segunda-feira (30/09/2019), a operação não será mais realizada no período matutino.

Outros trechos da LTC foram liberados neste ano. Em abril, dois novos viadutos abriram acesso à DF-150. Aproximadamente 30 dias depois, conforme previsto pelo departamento, saiu o acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste. A previsão é de que o quarto trecho liberado seja a subida do Colorado, porém, ainda sem data definida.

A Ligação Torto-Colorado foi iniciada em 2014. O custo é de R$ 90 milhões. A iniciativa integra, com o Trevo de Triagem Norte (TTN), a obra que tem por objetivo desafogar o trânsito de toda a Saída Norte do DF. O trabalho total está com 90% de execução e a previsão de conclusão da obra é dezembro de 2019.

SOBRE O AUTOR
Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Últimas notícias