metropoles.com

Saiba as últimas novidades sobre as próximas semanas de moda

A pandemia da Covid-19 continua afetando o calendário das fashion weeks, que trazem faltas marcantes e formato digital

atualizado

Compartilhar notícia

Kristy Sparow/Getty Images
Winnie Harlow no desfile de alta-costura primavera/verão 2020 da Ralph & Russo
1 de 1 Winnie Harlow no desfile de alta-costura primavera/verão 2020 da Ralph & Russo - Foto: Kristy Sparow/Getty Images

Poucos dias após o anúncio de que o Paris Fashion Week será realizado sem convidados, o Conselho de Moda Britânico (BFC, na sigla original) informou que o London Fashion Week seguirá o mesmo passo, com mais uma edição 100% digital. Enquanto isso, a Semana de Alta-Costura terá duas ausências marcantes. A marca britânica Ralph & Russo resolveu pular esta temporada, enquanto a maison Jean Paul Gaultier, que exibiria suas novidades no dia 27, mudou de ideia.

Vem saber os últimos updates das principais semanas de moda!

Giphy/Ralph & Russo/Divulgação

London Fashion Week (novamente) 100% digital

A próxima edição da Semana de Moda de Londres, entre 19 e 23 de fevereiro, será completamente digital. Desfiles físicos podem ser realizados, contanto que sejam transmitidos on-line, sem a presença de convidados, ou gravados previamente. Além disso, desde o ano passado, o LFW não tem mais temporadas ou gênero definidos.

O evento ocorrerá novamente por meio da plataforma londonfashionweek.com, que armazena todos os conteúdos que as marcas optarem por apresentar: desfiles virtuais, talks, lookbooks e muito mais. Antes mesmo do anúncio do British Fashion Council, muitas marcas já planejavam apresentar suas coleções em formatos digitais. No início do mês, vale lembrar, o Reino Unido decretou seu terceiro lockdown, com objetivo de conter uma nova mutação do Sars-CoV-2.

Tradicionalmente, a edição de fevereiro do LFW correspondia às coleções femininas de outono/inverno. A semana masculina referente à essa temporada costumava ocorrer em janeiro. Desta vez, serão unificadas em um único evento. Para este ano, há mais duas edições marcadas, em junho e setembro. O BFC não definiu ainda as orientações sobre a edição de janeiro de 2022.

Halpern - primavera-verão 2021
Sem gênero ou temporada definida, o London Fashion Week de fevereiro será 100% digital

 

modelo na passarela com estampa de bolinhas e capuz felpudo
O anúncio do British Fashion Council é uma resposta ao terceiro lockdown do Reino Unido

 

Richard Malone
Tradicionalmente, o LFW de janeiro – que não ocorrerá neste ano – era dedicado às coleções masculinas. O de fevereiro, às femininas

 

Ralph & Russo decide pular a Semana de Alta-Costura

A marca britânica Ralph & Russo, comandada pelos australianos Tamara Ralph e Michael Russo, não apresentará coleção de alta-costura nesta temporada. “À luz da contínua pandemia global e das novas restrições que afetam a nós e a muitos outros, tomamos a difícil decisão de não prosseguir com a coleção primavera/verão 2021”, revelou a dupla, em comunicado publicado no Instagram.

No texto, os fundadores da etiqueta agradecem pelo apoio que têm recebido neste “período único de tempo” e afirmam que estão ansiosos para retornarem ao calendário de haute couture em julho deste ano. Na primeira semana digital de alta-costura, em 2020, a grife exibiu uma coleção virtualmente.

Conhecida pelas luxuosas roupas de festa, a etiqueta se adaptou às novas necessidades do público em meio à pandemia do novo coronavírus. Além de colaborações com a marca de lingeries La Perla e a de óculos Linda Farrow, aventurou-se no loungewear, assim como fizeram labels como Jacquemus e Dior.

Tamara Ralph e Michael Russo
Baseada em Londres, a grife de alta-costura e prêt-à-porter Ralph & Russo foi fundada pelos australianos Tamara Ralph (diretora criativa) e Michael Russo (CEO)

 

Desfile de alta-costura da Ralph & Russo
Recentemente, a etiqueta comunicou que vai pular a temporada de primavera/verão 2021 da alta-costura, em decorrência da pandemia

 

Desfile Ralph & Russo
A marca é especializada em roupas luxuosas de festa

 

Jean Paul Gaultier adia (mais uma vez) a coleção com Chitose Abe

Citada anteriormente, a Ralph & Russo não chegou sequer a compor o calendário preliminar da Semana de Alta-Costura, divulgado no fim de dezembro. Já a maison Jean Paul Gaultier estava com apresentação marcada para o dia 27 de janeiro. Entretanto, na última terça-feira (12/1), a casa informou que vai “celebrar este evento em tempos mais seguros e felizes”.

Adiada pela segunda vez, a próxima coleção marcará a estreia de um rodízio de estilistas convidados. A primeira convidada para o projeto é a japonesa Chitose Abe, fundadora da Sacai. Vale lembrar que Jean Paul Gaultier se aposentou das passarelas com um megadesfile, em janeiro de 2020.

A cada nova temporada, JPG convidará um estilista diferente para “interpretar os códigos da casa e dar a visão da alta-costura”. Essa iniciativa de colaboradores temporários, já adotada por marcas como Moncler e Emilio Pucci, foi anunciada em março do ano passado.

Chitose Abe e Jean Paul Gaultier
Quem estava ansioso pela estreia de Chitose Abe (da Sacai) no rodízio de colaboradores temporários da maison Jean Paul Gaultier terá que esperar. A primeira coleção do projeto, anunciada em março do ano passado, foi adiada pela segunda vez

 

Desfile de despedida de JPG
Após JPG se aposentar das passarelas, em janeiro de 2020, a casa de alta-costura adotou a estratégia já utilizada por marcas de luxo como Moncler e Emilio Pucci

 

Desfile Jean Paul Gaultier
O desfile estava marcado para o dia 27 deste mês, durante a Semana de Alta-Costura
Outras ausências e futuro das próximas semanas de moda

Essas não foram as únicas marcas a adiarem suas coleções de última hora. No cronograma final do PFW masculino, Acne Studios e Celine não constam mais na lista. A temporada de desfiles de outono/inverno 2021/22 começou na sexta-feira (15/1), com a Semana de Moda Masculina de Milão.

A Balenciaga, que pretendia retornar à alta-costura desde a temporada de julho do ano passado, adiou o comeback para julho deste ano, pela segunda vez. A casa fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga não faz haute couture há 53 anos, desde que seu fundador se aposentou e encerrou as atividades da linha, em 1968.

O próximo New York Fashion Week, marcado para acontecer de 14 a 18 de fevereiro, deve ocorrer digitalmente, em grande parte. Por ora, o Conselho de Designers de Moda da América, organizador do evento, não se manifestou a respeito. Quanto às edições do Milan Fashion Week e Paris Fashion Week para fevereiro e março, não há definições. Possivelmente serão guiadas de acordo com o resultado das edições deste mês.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?