metropoles.com

Desfiles do Paris Fashion Week não terão presença de convidados neste mês

A França saiu do lockdown em dezembro, mas as autoridades policiais da capital do país ainda vetam reuniões físicas em eventos

atualizado

Compartilhar notícia

Kristy Sparow/Getty Images
Desfile da Acne Studios
1 de 1 Desfile da Acne Studios - Foto: Kristy Sparow/Getty Images

Acabou o mistério em torno da presença de convidados nas edições do Paris Fashion Week que ocorrerão neste mês. Seguindo as instruções das autoridades policiais da capital francesa, a Federação da Alta-Costura e da Moda informou às grifes participantes da semana de moda masculina (19 a 24 de janeiro) e de alta-costura (25 a 28 de janeiro) que os eventos não poderão ter público presencial. Apesar disso, podem ser realizados de “portas fechadas” e transmitidos pela internet.

Vem saber mais!

Giphy/Reprodução

Restrições de público

O lockdown na França acabou no dia 15 de dezembro, mas reuniões físicas continuam proibidas em Paris. Por ora, restaurantes, bares, cinemas, teatros e museus também seguem de portas fechadas, para conter o avanço da Covid-19. O toque de recolher entre 20h e 6h continua vigente. Em algumas regiões, com regras mais rígidas, a restrição começa às 18h.

A informação referente ao Paris Fashion Week veio do presidente-executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, Pascal Morand. O órgão coordena o calendário do evento. Morand explicou ao WWD que as instruções da sede policial parisiense referentes a reuniões públicas valem “para desfiles de moda ou qualquer outro evento”.

Apesar disso, as marcas que planejavam realizar desfiles físicos continuarão com a possibilidade de gravá-los para transmissão ao vivo. Pelo cronograma do evento, atualizado nesta semana, é possível conferir quais farão lives ou apresentações digitais. Na última edição do PFW Men’s, muitas grifes recorreram aos chamados “fashion films”.

Desde que protocolos rígidos de segurança sejam respeitados, as etiquetas também terão a possibilidade de fazer atendimentos individuais em showrooms. O calendário já divulgado para a fashion week masculina reúne desfiles de diversas marcas internacionais ao longo de seis dias. Entre elas, Jil Sander, 1017 Alyx 9SM, Doublet, Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Dries Van Noten.

Desfile da Enfants Riches Deprimes
O órgão coordenador da Semana de Moda de Paris, Federação da Alta-Costura e da Moda, vetou a presença de convidados nos desfiles que serão realizados neste mês

 

Desfile da Acne Studios
A decisão segue instruções das autoridades policiais de Paris. As normas valem para “desfiles de moda ou qualquer outro evento”, segundo o diretor-executivo da federação

 

Desfile da Ludovic de Saint Sernin
Neste mês, vão ocorrer a Semana de Moda Masculina de Paris (19 a 24 de janeiro) e a Semana de Alta-Costura (25 a 28 de janeiro)

 

Desfile da Craig Green
Apesar da proibição de convidados, as marcas ainda poderão realizar os desfiles e gravá-los a portas fechadas, assim como fazer atendimentos individuais em showrooms

 

Desfiles masculinos e de couture

Neste mês, os desfiles da Semana de Moda Masculina de Paris, no segmento ready-to-wear, corresponderão à temporada outono/inverno 2021/22. As apresentações de alta-costura, o setor mais luxuoso da moda, serão dedicadas à temporada de primavera/verão 2021.

No PFW Men’s, a expectativa era de que marcas como Louis Vuitton e Dior realizassem desfiles com um pequeno público, se as condições de saúde da cidade permitissem. Com as instruções da polícia, as duas grifes não confirmaram os novos planos ainda. Segundo o WWD, várias etiquetas nem “finalizaram os arranjos” de seus shows até então, mesmo a poucos dias do início do evento.

Enquanto isso, grifes como Balmain, Givenchy e Valentino optaram por apresentar coleções de prêt-à-porter mistas durante a temporada de desfiles feminina, entre fevereiro e março. O PFW de menswear, apesar dos desfalques desta edição, tem uma grande relevância para a moda.

Desfile da 1017 Alyx 9SM
Os desfiles masculinos corresponderão ao outono/inverno 2021/22

 

Desfile de alta-costura da Giorgio Armani Privé
Os de alta-costura, enquanto isso, serão referentes à primavera/verão 2021

 

Desfile da Louis Vuitton
A Louis Vuitton e a Dior, segundo o WWD, pretendiam realizar desfiles com público reduzido. No entanto, com a nova orientação, as marcas não definiram ainda o que farão

 

Modelo posando com peças da Balmain com a torre Eiffel ao fundo
Balmain (foto), Valentino e Givenchy estão entre as grifes que deixaram para apresentar as coleções masculinas durante a temporada de desfiles femininos em Paris, que vai do fim de fevereiro ao início de março

 

Formatos de edições anteriores

Entre junho e julho do ano passado, o PFW Men’s e a Semana de Alta-Costura seguiram formato completamente digital. Para isso, o site do PFW virou uma espécie de hub on-line que reuniu todos os conteúdos relacionados às coleções, desde os eventos virtuais até showrooms.

A iniciativa foi uma parceria da Federação da Alta-Costura e da Moda com a empresa de software Launchmetrics. Já os desfiles femininos de primavera/verão 2021 prêt-à-porter, entre o fim de setembro e o início de outubro, adotaram uma programação híbrida, com apresentações físicas e digitais.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia