Balmain levará espetáculo de moda, música e dança às águas do rio Sena

Marcada para o próximo domingo (5/7), a apresentação será transmitida ao vivo no TikTok da grife e terá a participação da cantora Yseult

atualizado 04/07/2020 16:35

Balmain Hair Couture Rosdiana Ciaravolo/Getty Images

No início de maio, em meio à pandemia do novo coronavírus, Olivier Rousteing, diretor criativo da grife francesa Balmain, afirmou que planejava “resgatar a união” com um desfile nas ruas, transmitindo tudo pela internet. Agora, conforme as medidas de segurança ligadas à Covid-19 se afrouxam na Europa, como o lockdown, o estilista resolveu colocar seu plano em prática. Na noite do próximo domingo (5/7), véspera da primeira edição digital do Paris Fashion Week, a etiqueta francesa cruzará o rio Sena com um espetáculo que reunirá músicos, dançarinos e, claro, as criações da marca.

Vem comigo saber mais detalhes!

Giphy/Balmain/Divulgação

Transmitido ao vivo pelo TikTok da companhia, nunca antes usado para uma ação desse porte, o Balmain Sur Seine será um show atemporal que abrangerá todas as eras da casa de moda, desde as texturas e volumes de Pierre Balmain, fundador da empresa, até os designs de seus sucessores, Erik Mortensen, Oscar de la Renta e Rousteing.

“Foi há 75 anos que o nosso fundador decidiu correr riscos durante tempos incertos para abrir sua casa de alta-costura. O que o monsieur Balmain e seus sucessores produziram foi um ingrediente chave para o renascimento da moda parisiense. É importante reforçar quem somos e pelo o que somos conhecidos. Porém, mostraremos um pouco da evolução da Balmain na última década, concentrando-nos na alfaiataria e em alguns dos meus principais designs, para demonstrar como as novas silhuetas canalizam o DNA dos mestres do passado”, explicou Olivier em comunicado.

Pierre Balmain
Criações de Pierre Balmain serão exibidas no espetáculo

 

Desfile de primavera/verão 1989 da Balmain
Assim como alguns visuais do sucessores Erik Mortensen…

 

Look do desfile de alta costura de 2002
… E Oscar de la Renta

 

A alfaiataria que marcou a era de Olivier na casa também poderá ser vista

 

A exibição caminhará pelas águas do rio Sena em uma grande barca, em um horário ainda desconhecido, para que grandes aglomerações não se formem nas margens do flume. A companhia observou que apenas um número restrito de profissionais estará simultaneamente na embarcação e que a marca repassará as informações a imprensa pouco antes da apresentação.

“Penso que cada um de nós recordará para sempre esta primavera, marcada por novos medos e isolamento obrigatório. Mesmo para aqueles que tiveram a sorte de apenas lidar com as frustrações via Zoom, o confinamento deixou muito claro que precisamos estar juntos. Trancados, ansiávamos pela beleza dos espaços públicos da nossa cidade. Hoje, enquanto continuamos a praticar o distanciamento social, celebramos nosso regresso a Paris, bem como a redescoberta de nossos valores”, acrescentou Rousteing.

O rio Sena foi a locação escolhida porque, segundo o designer, foi onde ele “redescobriu a beleza de Paris” após o distanciamento, enquanto assistia pessoas contemplando o pôr do sol em seus respectivos piqueniques. No entanto, além de garantir o palco “democrático” que ele tanto queria, ele pretende evidenciar por lá, enquanto um homem negro, sua representatividade no setor.

Rio Sena
Olivier “redescobriu a beleza de Paris” no rio Sena e, por isso, o local será palco da apresentação

 

Resort 2021 da Balmain
Estilista estreitou laços com a natureza durante o isolamento. Campanha da coleção resort 2021 foi fotografada no campo

 

olivier rousteing
Como estilista negro que comanda uma maison, francês também quer evidenciar sua representatividade na alta-costura

 

Uma das principais inspirações de Andrew Makadsi, que assina o conceito da apresentação, é justamente o movimento Black Lives Matter. Além dele, compõe o espetáculo a cantora francesa Yseult e uma equipe de dança coreografada por Jean-Charles Jousni, responsável pela memorável apresentação do desfile masculino de janeiro.

“Na Balmain, é tudo sobre otimismo e, após esse período, eu queria trazer isso de volta. Espero que se juntem a mim para brindar nossa amada Paris, Yseult, Jean-Charles, Andrew, os bailarinos e, acima de tudo, nossas esperanças em um futuro melhor. Esse show será uma celebração da redescoberta e valores eternos”, comentou Rousteing, que ainda reserva uma surpresa para a ocasião.

Andrew Makadsi
Andrew Makadsi, responsável pela direção de arte dos projetos de Beyoncé, assina o conceito da exibição

 

Yseult
A cantora francesa Yseult se apresentará na ocasião

 

Jean-Charles Jousni
Assim como Jean-Charles Jousni e sua companhia de dança, que fizeram uma bela intervenção no último desfile masculino da casa

 

 

A aguardada exibição acontece uma noite antes do Whispers of Paris, nome dado à primeira edição digital do Paris Fashion Week, onde a Balmain também se apresentará no dia 11 deste mês com sua nova coleção masculina. Além da etiqueta, participam do projeto grifes como Louis Vuitton, Rick Owens, Isabel Marant, Loewe, Hermès, Lanvin, Thom Browne e Dior. Dedicado ao menswear e à alta-costura, o evento on-line será hospedado em uma plataforma própria, entre os dias 9 e 13 de julho.

Questionado sobre a temporada feminina, em setembro, Olivier confirmou que está planejando um desfile físico híbrido (masculino e feminino) e com elementos digitais, obedecendo a todas precauções e restrições que as organizações de saúde possam recomendar até lá.

Para setembro, Olivier prevê um desfile presencial, respeitando as diretrizes de proteção individual

 

Na temporada de outono/inverno 2020, casa se destacou com shapes esculpidos

 

Presença do látex também foi destaque

 

Não é de hoje que Olivier tenta reformular suas apresentações de moda. Um dos primeiros diretores criativos a usar as redes sociais para alavancar seu trabalho, o estilista já investiu em um aplicativo inovador, em experiências de realidade aumentada e, mais recentemente, em um showroom digital com avatar 3D.

Em junho passado, ele realizou um desfile-show que contou com os cantores Darren Criss e Rag’n’Bone Man, transformando o Jardin des Plantes em um verdadeiro festival de música. “Adoro trabalhar para uma casa que me apoia e se une a mim na missão de incluir e mudar desde o primeiro dia em que comecei a trabalhar”, afirmou o designer francês ao divulgar a exibição do próximo domingo.


Colaborou Danillo Costa 

Últimas notícias