Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Balmain desenvolve projeto on-line para compartilhar processos de criação

A iniciativa da grife francesa inclui conteúdos no YouTube e nas redes sociais para entreter o público

atualizado 16/05/2020 9:13

campanha da Balmain com celebridadesBalmain/Divulgação

Com o objetivo de entreter seus seguidores e dividir experiências, a Balmain lançou projeto que apresenta conteúdos variados por meio do YouTube e do Instagram. Entre as atividades propostas, estão lives com entrevistas, compartilhamento de técnicas do processo criativo de coleções, “visitas guiadas” pelos arquivos da maison com o diretor criativo Olivier Rousteing e divulgação de croquis para colorir.

Vem comigo!

Balmain/Divulgação
“Juntos, somos fortes”

 

A ideia é aproximar o público e trazer momentos de descontração, mesmo em meio ao momento delicado de pandemia. “Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente”, destaca a grife em comunicado à imprensa.

“Temporada após temporada, a Balmain sempre foi muito grata aos seus leais seguidores. Agora, a grife quer retribuir este fiel público. Nas próximas semanas, mesmo separados fisicamente, a Balmain quer garantir que possamos continuar compartilhando o melhor de nós mesmos”, assinala a etiqueta.

campanha da Balmain
Devido ao período de distanciamento social, o projeto é completamente virtual

 

Olivier Rousteing e modelos na passarela em desfile da Balmain
A grife lançou o Balmain Ensemble para compartilhar o processo de criação e entreter o público

 

Kylie Jenner e Olivier Rousteing
Comandado por Olivier Rousteing, o projeto tem participação de várias celebridades envolvidas na trajetória da grife francesa

 

Os arquivos

Batizada de Balmain Ensemble, a iniciativa resgata anos de arquivos de moda. Ao longo de semanas, a marca francesa vai apresentar novidades, histórias, inspirações e materiais inéditos de bastidores.

Já foi divulgado, por exemplo, um vídeo com celebridades que usaram looks da grife francesa no Met Gala de 2016: Cindy Crawford, Alessandra Ambrosio, Jourdan Dunn, Joan Smalls e Doutzen Kroes. O material foi dirigido por Gordon von Steiner.

Jourdan Dunn, Doutzen Kroes e Alessandra Ambrosio no Met Gala 2016
Jourdan Dunn, Doutzen Kroes e Alessandra Ambrosio usaram visuais da Balmain no Met Gala 2016

 

O projeto também recuperou campanhas memoráveis. Protagonizada por Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer, a ação de primavera/verão 2016 foi apontada por Olivier Rousteing como uma de suas preferidas.

O clipe Wolves, de Kanye West, que funcionou como campanha da Balmain, também entrou na retrospectiva. O vídeo musical foi lançado há quatro anos.

campanha da Balmain com
Uma das campanhas resgatadas pelo Balmain Ensemble foi a de primavera/verão 2016, com Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Naomi Campbell

 

Kim Kardashian para Balmain em preto e branco
Kim Kardashian no videoclipe de Wolves, lançado em 2016. O material musical também foi campanha da Balmain

 

 

Mais conteúdos

No Balmain Ensemble, Olivier Rousteing e a equipe da grife mostram o passo a passo do processo de criação de coleções. Em uma das lives, no Instagram, o diretor se juntou ao stylist Marni Senofonte para comentar sobre a produção dos figurinos originais de Beyoncé para o festival Coachella em 2018.

Além disso, a cada semana, Olivier terá encontro virtuais com amigos e personalidades que têm importância para a trajetória da maison. As conversas abordarão assuntos variados, como beleza, arte, esporte e amizade. Já participaram personalidades como Darren Criss e Cindy Crawford.

Beyoncé em palco no Coachella 2018
Em abril de 2018, Beyoncé usou outfits da Balmain no Cochella

 

equipe da Balmain trabalhando em looks para Beyoncé
Com o projeto Balmain Ensemble, Rousteing relembrou o momento icônico em conversa com o stylist Marni Senofonte, que trabalha com a cantora

 

Darren Cris e Olivier Rousteing em live
O ator Darren Cris participou de live com Olivier Rousteing e até cantou

 

Para completar, os admiradores da Balmain terão acesso a sketches do diretor criativo. Nas redes sociais, serão compartilhados esboços em preto e branco de peças icônicas. Os fãs da marca poderão baixar os desenhos para colorir.

No isolamento social, Olivier Rousteing lançou ainda um quadro no YouTube para postar vídeos sobre a rotina, incluindo assuntos pessoais e o dia a dia como estilista. O designer também compartilha momentos de trabalho em casa pelo TikTok e Instagram.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias