Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Balmain cria showroom virtual para apresentar o resort 2021 a compradores

Na experiência digital, um avatar 3D do diretor criativo da marca, Olivier Rousteing, fala sobre a inspiração da coleção

atualizado 19/06/2020 13:58

Manequins no showroom virtual da BalmainBalmain/Divulgação

Se você é fã dos encontros entre a moda e a tecnologia, a última novidade da Balmain é para você. Ou melhor, para os buyers da marca. A grife francesa montou um showroom virtual para apresentar aos compradores a coleção resort 2021, desenvolvida durante o isolamento social. De quebra, as peças são apresentadas por um avatar 3D do estilista Olivier Rousteing, diretor criativo da marca.

Vem comigo conferir!

Giphy/Reprodução

A experiência

A estética do showroom traz uma pitada do fim dos anos 1990. É como se fosse um encontro entre o jogo The Sims e o software de moda usado pela personagem Cher Horowitz (Alicia Silverstone) no filme As Patricinhas de Beverly Hills (1995). Manequins virtuais com looks femininos e masculinos giram em 360º na versão tridimensional de Rousteing, que entrega detalhes dos bastidores e da inspiração da coleção. O salão virtual transporta os compradores para dentro do endereço parisiense 44 Rue François-1er, onde Pierre Balmain abriu seu ateliê de alta-costura, em 1945. O espaço virtual permite uma navegação em conteúdos variados a respeito da marca.

Na experiência, é possível até ouvir uma playlist com os artistas favoritos de Rousteing durante o lockdown.“Será como entrar no mundo da Balmain mesmo de longe, mas ao mesmo tempo se sentir muito próximo”, descreveu ele ao WWD. O designer gravou as falas de seu avatar digital com todo o cuidado para transmitir o máximo de expressões e emoções.

Dá para ter uma noção de como tudo funciona por meio de três vídeos curtos publicados no Instagram pessoal do estilista. O primeiro mostra um esboço tridimensional do rosto dele. Já o segundo, ao som de Blinding Lights, do cantor The Weeknd, revela o prédio virtual e as prévias de alguns looks. O terceiro é parecido e tem como trilha sonora a faixa Scream, de Michael Jackson.

 

@olivier_rousteing/Instagram/Reprodução
O primeiro vídeo divulgado por Olivier Rousteing mostra o esboço tridimensional do rosto do estilista

 

View this post on Instagram

Obsessed ???

A post shared by OLIVIER R. (@olivier_rousteing) on

A produção remota da coleção envolveu muito trabalho, com contribuições de artesãos em vários cantos do mundo, dentro de suas próprias casas. A equipe manteve contato com o estilista via WhatsApp e reuniões no Zoom. Inclusive, pelo que mostram os vídeos, a coleção também foi apelidada de “Zoom”. Para a construção do espaço digital, a marca trabalhou com várias empresas tecnológicas.

“O digital é muito mais complexo do que qualquer experiência real, porque tudo precisa ser planejado com antecedência. Você não pode mudar muito no último minuto, por isso precisa estar realmente focado”, comentou Rousteing.

O showroom como a resposta ideal à demanda de buyers por coleções de Resort. De acordo com o WWD, 70% das vendas da grife vêm das compras por atacadistas.

Olivier Rousteing entre modelos no último desfile de alta-costura da Balmain
Olivier Rousteing desenvolveu a nova coleção por meio de reuniões no Zoom e auxílio do WhatsApp

 

Olivier Rousteing e modelos na passarela em desfile da Balmain
O showroom é uma forma de atender aos buyers de maneira mais segura

 

Desfile da Balmain com peças de cores fortes
Na última coleção primavera/verão 2020, Olivier Rousteing se jogou nas cores fortes. Agora, continua na mesma pegada colorida para o resort 2021, produzido durante o isolamento social

 

Desfile masculino de primavera/verão 2020 da Balmain
A Balmain trabalhou com várias empresas de tecnologia para criar o showroom digital

 

A coleção

O showroom digital funciona apenas para compradores. Felizmente, a marca já liberou o lookbook da coleção para o público. O compilado traz uma porção de blazers, vestidos e jaquetas com ombros estruturados, biker shorts, chapéus, boinas e estampas xadrez também estão entre as apostas da Balmain para a coleção cruise. Tudo é bem jovem e cool, com uma pegada francesa modernizada.

A coleção, descrita por Olivier Rousteing como “colorida e alegre”, é um abraço à cultura pop dos anos 1990 e tem referências a diversos ícones do entretenimento daquela década. Os elementos vão desde o filme Uma Linda Mulher, estrelado por Julia Roberts, até a série Um Maluco no Pedaço, com Will Smith.

Apesar do burburinho sobre o showroom virtual, Olivier Rousteing acha que “a emoção da experiência real é insubstituível”, algo que só a proximidade com as roupas pode oferecer. Em julho, o designer quer exibir o resort 2021 em um evento na capital francesa, diz o WWD. Além disso, espera poder fazer um desfile para a marca na próxima Semana de Moda de Paris.

Peças do Resort 2021 da Balmain
O showroom é restrito aos buyers, mas a marca já liberou o lookbook da coleção

 

Manequins virtuais com peças da nova coleção cruise da Balmain
Pelos próprios teasers divulgados por Rousteing era possível notar tendências como ombreiras e biker shorts

 

Manequins virtuais com peças da nova coleção cruise da Balmain
As fichas do showroom exibem os detalhes sobre as peças

 

Peças do Resort 2021 da Balmain
O xadrez lembra o conjuntinho icônico da protagonista do filme As Patricinhas de Beverly Hills

 

Manequins virtuais com peças da nova coleção cruise da Balmain
O detalhe também fica evidente nas prévias apresentadas pelo estilista

 

Balmain Virtual Army

Vale lembrar que a Balmain misturou moda e tecnologia tridimensional nos últimos anos. Em 2018, a marca chegou a apresentar uma campanha estrelada pelas modelos virtuais Margo, Zhi e a conhecida Shudu Gram. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o fotógrafo Cameron-James Wilson e o estúdio CLO 3D. A brincadeira foi batizada de “Balmain Virtual Army”.

Modelos virtuais Margo e Zhi em campanha da Balmain
Modelos virtuais Margo e Zhi em campanha da Balmain

 

Modelo virtual Shudu Gram em campanha da Balmain
A it girl digital Shudu Gram também participou da Balmain Virtual Army

 

Faz sentido que Olivier Rousteing tenha uma relação tão forte com a tecnologia, visto que ele é um grande fã das redes sociais. No auge do isolamento, ele foi uma das grandes celebridades da moda que apostaram nos vídeos divertidos do TikTok. Por lá, ele compartilhou detalhes da própria rotina diária e do processo de criação para a Balmain.

Veja outros looks do Resort 2021 da Balmain na galeria:

0

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias