Atual presidente da Valec, Handerson Cabral Ribeiro comandará Metrô-DF

Engenheiro civil ocupará o posto no lugar do deputado distrital Wellington Luiz (MDB), acomodado na Codhab após recomendação do MPDFT

Valec/DivulgaçãoValec/Divulgação

atualizado 26/12/2018 17:42

Atualmente no comando da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Handerson Cabral Ribeiro assumirá a presidência da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O engenheiro civil foi convidado pelo governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), nesta quarta-feira (26/12), e aceitou o desafio.

Servidor público, Ribeiro ascendeu ao posto mais alto da empresa pública por indicação do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, em abril deste ano.

Ex-deputado distrital não reeleito, Wellington Luiz (MDB) chegou a ser anunciado como o próximo presidente do Metrô-DF. No entanto, após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no sentido de não indicar parlamentares para a presidência de estatais, Ibaneis decidiu encontrar um novo posto para o correligionário.

Após idas e vindas, Wellington foi acomodado na Companhia Habitacional de Brasília (Codhab), órgão que presidirá a partir de 2019.

DF no governo Bolsonaro
Como mostrou o Metrópoles no último dia 25, o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo será o próximo presidente da Valec. O convite foi feito pelo futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

A empresa pública é responsável por ferrovias em todo país. Campelo chegou a ser cotado para concorrer ao Palácio do Buriti pelo PPS em fevereiro, mas desistiu no mês seguinte. Além de ministro, ele foi deputado federal, senador e administrador de Taguatinga, Gama e Brazlândia.

SOBRE OS AUTORES
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Gabriella Furquim

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em redação, assessoria de imprensa e gestão de comunicação. Atua na área desde 2009. Integrou as equipes de reportagem e edição dos jornais Correio Braziliense e Aqui DF. Em 2014, coordenou a comunicação da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, Seção Defence for Children Brasil (Anced/ DCI Brasil), e do projeto internacional Red de Coaliciones Sur. De 2015 a 2017, foi assessora de imprensa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Últimas notícias