Em vez do Metrô-DF, Wellington Luiz deve assumir comando da Agefis

Mudança está em análise pelo governador eleito Ibaneis Rocha e, se confirmada, atenderá a recomendação do MPDFT

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 18/12/2018 20:46

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta terça-feira (18/12), que poderá escolher o deputado distrital Wellington Luiz (MDB) para o comando da Agência de Fiscalização do DF (Agefis). O parlamentar foi anunciado como futuro presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), mas a indicação foi colocada em xeque após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O próximo chefe do Executivo local destaca que sua equipe está 95% completa. “Está faltando a indicação da famosa Agefis. Talvez eu leve o nosso deputado Wellington para que assuma a agência, porque ele tem a visão do que precisa ser feito na fiscalização”, declarou.

O MPDFT fez uma recomendação a Ibaneis no último dia 13, ao lembrar que a Lei Federal nº 13.303/16 proíbe a nomeação, em empresas públicas, de pessoas que tenham atuado na direção de partido político ou feito campanha eleitoral nos últimos três anos.

Embora Ibaneis afirme que não enxerga a norma como uma barreira no Distrito Federal, por se tratar de empresas públicas federais, o governador eleito decidiu levar em consideração o alerta. “Se for só uma questão da legislação, não vejo que se aplique ao DF, porque o governo federal só pode cuidar das suas próprias empresas”, pontuou.

Ainda assim, Ibaneis disse que já está negociando outro nome para ficar à frente do Metrô-DF, mas não revelou quem. “Estou trazendo uma pessoa de âmbito nacional que tem bastante conhecimento nessa área e está disposta a nos ajudar.”

Procurado pela reportagem, o distrital Wellington Luiz não havia retornado o contato até a última atualização deste texto.

O emedebista disse que ainda não definiu quem cuidará da Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Ele acrescentou que talvez faça alguns ajustes na formação da cúpula da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Ibaneis conversou com a imprensa antes do evento de diplomação dos vencedores das eleições de 2018. A cerimônia foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Últimas notícias