metropoles.com

Artec, empresa de ex-distrital, entra em recuperação judicial

O processo para evitar a quebra da construtora, que está à beira da falência, tramita em Goiás. Empresa tem importantes obras no DF

atualizado

Compartilhar notícia

A Construtora Artec S/A, fundada pelo ex-deputado distrital César Lacerda, entrou em recuperação judicial (veja documento abaixo) em Goiás. A empresa é administrada atualmente por Mauro Lacerda e Eugênio Lacerda, filhos do ex-parlamentar.

O processo foi aceito pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) em 12 de agosto de 2019, estado onde a companhia também tem sede.

Em crise, a Artec mantém importantes contratos com o Governo do Distrito Federal. Executa, por exemplo, obras de infraestrutura em Vicente Pires e integra o Consórcio Novo Terminal, responsável pela concessão da Rodoviária Interestadual de Brasília.

À Justiça goiana, a Artec alegou dívida de R$ 76 milhões e disse que, ao longo dos 50 anos, “esse é o momento de maior dificuldade econômica” da companhia.

O objetivo de uma recuperação judicial é autorizar a empresa a permanecer na ativa enquanto negocia débitos sob mediação da Justiça.

Reprodução/TJGO

Reprodução/TJGO

César Lacerda foi deputado entre 1995 e 1998, na segunda legislatura da capital da República. Ele atuou como administrador de Brasília, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e foi secretário de Assuntos Políticos no governo de Joaquim Roriz.

Durante as gestões de Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PL), o ex-distrital chefiou a Administração Regional do Jardim Botânico.

Além da Artec, a família do ex-distrital também é dona da Brasília Empresa de Segurança S/A, que atua na área de vigilância privada.

Empresas impulsionadas pela política

Lacerda entrou na política com um método que fez escola: valer-se do voto dos funcionários de suas empresas como base eleitoral.

A vida pública turbinou os negócios do empresário, que teve trajetória próspera em contratos com o governo local. O início da crise na companhia de Lacerda começou a partir da expansão da marca para São Paulo e Goiás.

Atuação na Caesb e SLU

A Artec tinha um contrato com a Caesb, assinado em novembro de 2018, para execução de obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Bacia E do Setor Habitacional Sol Nascente. O acordo acabou rescindido amigavelmente em outubro de 2019.

Em 2014, a empresa tornou-se alvo de auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que apontou superfaturamento em quatro etapas do processamento de lixo, desde a varrição das ruas até o transporte dos resíduos. Na época, o prejuízo atribuído a seis empresas, entre as quais a Artec, chegou a R$ 91,9 milhões.

O que diz a Secretaria de Transporte e Mobilidade:

“A secretaria ainda não teve acesso à referida ação judicial, portanto, a empresa continua responsável pelos serviços de manutenção e limpeza da Rodoviária Interestadual. Assim que o documento chegar ao órgão, será analisado, e as medidas administrativas serão adotadas.”

O que diz a Secretaria de Obras e Infraestrutura:

“Por enquanto, não houve contratempo na execução do contrato mantido com a Artec. As obras estão em andamento e, pelo que nos consta, a empresa tem total interesse em dar continuidade ao contrato. Importante ressaltar que recuperação judicial não inviabiliza os contratos da empresa.”

A coluna tentou, sem sucesso, contato com os representantes da Artec.

Justiça de Goiás defere açã… by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?