5 dicas para manter os cães felizes em ambientes pequenos

Manter o animal entretido e fazer passeios diários é essencial

Reprodução/UnsplashReprodução/Unsplash

atualizado 22/10/2019 23:01

O sonho de ter um pet é cada vez mais real para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 44,3% possuem um bichinho para chamar de seu.

Mas muitas pessoas refletem antes de terem um animal devido a falta de espaço nos lugares em que vivem, principalmente em apartamentos. Geralmente, o medo de ter um pet em um pequeno ambiente está ligado principalmente aos cachorros, pois muitas vezes eles podem sofrer com a falta de área livre.

Por isso, o Metrópoles separou cinco dicas para você manter o seu cãozinho feliz em ambientes pequenos.

Confira!

1- Garanta um tempinho para os passeios

Imagine ficar horas ou até mesmo dias em casa, trancado, sem poder ver coisas diferentes ou sentir um ventinho no rosto? Torturante, não é? Para os cachorros também. Por isso é essencial levar o animal para passear ao menos duas vezes por dia para evitar o estresse e proporcionar o bem estar. O gasto de energia é super importante para os cães, assim evita que eles destruam as coisas ou façam as “necessidades” pela casa.

2 – Enriqueça o ambiente

Os tutores dos pets podem trabalhar até mais de oito horas por dia, por isso é importante que o cãozinho se mantenha distraído durante a ausência do dono. Uma boa prática é espalhar brinquedos pela casa e esconder alimentos para incentivar o extinto de caça do bichinho. Além disso, esses métodos podem evitar que o animal desenvolva ansiedade.

3 – Invista em DayCare

O DayCare é um tipo de creche para os bichinhos, onde eles podem se divertir e fazer atividades direcionadas para eles. Além disso, nesses lugares o animal pode fazer exercícios e até mesmo relaxar.

4 – Telas de proteção são importantes

Ter as janelas e sacadas protegidas deveria ser uma obrigação para quem tem pet em apartamento. Esse mecanismo de segurança evita possíveis acidentes em situações inesperadas.

5 – Mantenha o ambiente limpo

Parece clichê, mas o animal que vive em um ambiente limpo tenda a viver melhor. Por isso, use aspirador de pó para dar conta dos pelos e lave o cantinho do seu cachorro ao menos uma vez por semana, principalmente as almofadas e a caminha. Ambiente cheiroso é tudo de bom.

SOBRE O AUTOR
Zilá Motta

Graduanda em jornalismo pelo Centro Universitário Iesb, já atuou como repórter na Anasps, onde cobriu política e economia. Trabalhou como social media no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e na agência Vibe Marketing. Atualmente está como estagiária na editoria Intervalo e na coluna É o Bicho.

Últimas notícias