Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ciência

Asteroide 1997 NC1 passará “próximo” à Terra no fim de junho

O asteroide tem tamanho semelhante ou maior que o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, e passará a cerca de 2,56 milhões de km da Terra

16/06/2026 13:48, atualizado 16/06/2026 17:44
Compartilhar notícia
Divulgação/ESA-Escritório de Ciência
Ilustração colorida do asteroide Apophis Deus do Caos - Metrópoles

Próximo ao fim de junho, a Terra passará por um encontro perigoso. O asteroide 152637 chegará a seu ponto mais perto do nosso planeta em mais de 400 anos, no dia 27 de junho.

Estima-se que o objeto, também chamado de 1997 NC1, passará a cerca de 2,56 milhões de km de nós – uma distância que, em termos astronômicos, é considerada próxima.

Segundo informações do portal IFL Science, estimativas apontam que a distância atual do objeto para a Terra é a menor desde ao menos 1600, quando passou relativamente perto do nosso planeta. Os cálculos mostram que uma aproximação parecida ocorrerá somente em 2133.

Segundo a Nasa, o asteroide está na lista dos objetos classificados como potencialmente perigosos, porém não há risco de colisão com a Terra nesta aproximação atual.

Os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre o tamanho do objeto, mas acredita-se que ele tenha entre 700 metros e 1,6 km de diâmetro. A extensão é semelhante ou maior que o Burj Khalifa, considerado o maior prédio do mundo, com mais de 800 metros. 

A agência norte-americana utilizará a aproximação para observar mais de perto o asteroide e coletar mais informações sobre ele, como o tamanho real, velocidade e formato.

O 1997 NC1 não será visível a olho nu, mas quem possui instrumentos ópticos, como telescópios ou binóculos, pode conseguir acompanhar o caminho percorrido pela rocha no céu.