metropoles.com

“Violência que jamais será esquecida”, diz Rosa Weber sobre atos de 8/1

Após 100 dias do episódio, ministra descreveu a data como “Dia da Infâmia” e anunciou que todo o prédio do STF foi reconstruído

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, se manifestou nesta terça-feira (18/4) sobre os 100 dias desde os ataques aos prédios dos Três Poderes da República em 8 de janeiro, afirmando que o episódio “jamais será esquecido”. A ministra descreveu a data como “Dia da Infâmia” e anunciou que todo o prédio do STF já foi reconstruído.

“Neste 18 de abril de 2023, completam-se exatos cem dias do 8 de janeiro – o Dia da Infâmia -, em que milhares de criminosos, movidos por ódio e irracionalidade, atacaram com extremada violência as instalações dos Três Poderes da República”, disse a ministra.

E continuou: “Não houve um momento sequer, desde o atentado, em que esta Suprema Corte tenha deixado de cumprir a sua missão precípua de guardar a Constituição, demonstrando que esta imprescindível instituição republicana se mantém livre e independente, e que a nossa democracia permanece inabalada e inabalável.”

0

Weber ainda citou o início das votações que podem tornar réus os denunciados pela Procuradoria-Geral da República. O julgamento de 100 das 1.390 pessoas denunciadas teve início nesta terça-feira (18/4), em plenário virtual. Alexandre de Moraes, relator do processo, e Dias Toffoli votaram até agora, ambos a favor da condenação.

“Por ocasião dos cem dias passados desde o oito de janeiro, registro a convicção de que incumbe ao Judiciário preservar a memória institucional, para que aquele terrível episódio, conquanto vencido, não seja esquecido – como condição para que não se repita.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações