Vídeo: ventania no RJ derruba muro, que destrói carros; trem é suspenso

Mesmo com transtornos, carioca enfrentou o vento com bom humor e "altinha" na Ponte Rio-Niterói. Previsão é de mais rajadas nesta quarta

atualizado 22/09/2021 14:47

Árvore caída na Rua Senador Nabuco, em Vila IsabelReprodução / TV Globo

Rio de Janeiro – A forte ventania que assustou cariocas deixou um rastro de destruição no Rio de Janeiro. Entre os vídeos que circulam nas redes sociais, um impressiona: o muro desaba inteiro sobre vários carros.

Uma câmera de segurança registrou o exato momento em o muro do prédio da empresa Oi foi derrubado pela ventania, atingindo pelo menos quatro carros estacionados junto à construção. Isso aconteceu na Rua Adelaide Chiozzo, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio.

O balconista Renan Silva contou que um motorista estava estacionando quando o muro desabou, mas conseguiu escapar. “Quando eu olhei pela janela, estava o estrago feito”, disse ao site G1. (veja o vídeo):

 

Entre os problemas registrados pela prefeitura estão cerca de 100 árvores arrancadas do solo pelo vento. Já em casas e imóveis públicos, como escolas e unidades de saúde, houve destelhamento. Segundo a Prefeitura do Rio, das 1.543 escolas da rede municipal, apenas oito foram prejudicadas por conta da ventania.

Na manhã desta quarta-feira (22/9), as escolas ficaram sem luz no primeiro turno das aulas. Nestas unidades, localizadas em Santa Cruz, Ilha do Governador, Andaraí, Pilares e Engenho da Rainha, as aulas estão ocorrendo no modo remoto, sendo mantido o sistema de aprendizagem.

O transporte público da cidade também foi afetado, com interrupções nos trens da Supervia. Também aconteceu o fechamento de pontos turísticos e da ponte Rio-Niterói, além de falhas no fornecimento de energia em todas as regiões da cidade.

Ventos de quase 80 km/h

De acordo com reportagem do G1, nesta terça-feira (21/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um pico de 77,8 km/h no Forte de Copacabana. Para esta quarta-feira, a previsão é de mais ventos fortes, com previsão de rajadas de até 60 km/h. Também deve chover de forma leve a moderada a qualquer momento do dia e o mar apresenta ressaca com ondas de até 3,5 metros.

Com a Ponte Rio-Niterói fechada por precaução, das 14h40 às 15h, motoristas saíram dos carros durante o fechamento e um grupo chegou a jogar “altinha” na via.

O Metrópoles solicitou atualização das informações para a Prefeitura do Rio, mas até a publicação desta reportagem ainda não havia resposta sobre os danos registrados e sobre os planos para evitar novos transtornos.

Veja outros vídeos e memes produzidos durante ventania:

 

 

Últimas notícias