Planta é confundida com maconha e causa tumulto em Três Rios (RJ)

Homenagem ao Dia da Árvore vira debate sobre apologia à maconha; prefeitura apaga post e alega mal-entendido

atualizado 21/09/2021 20:01

Planta confundida com pé de maconha gerou polêmica em Três RiosReprodução redes sociais

Rio de Janeiro – Uma homenagem da Prefeitura de Três Rio ao Dia da Árvore nesta terça-feira (21/9) gerou polêmica sobre apologia à maconha. No Instagram, a prefeitura publicou a foto de uma muda de Sangregão ou Café Bravo, que se parece com a Cannabis.

A confusão mobilizou os moradores do município, que tem pouco mais de 80 mil habitantes e fica a cerca de 100 quilômetros do Rio.

Nas redes sociais, o grupo identificado como Motoboy TR protestou. “A árvore chamou bastante atenção, pois é muito parecida com a planta que deixa geral doidão. A Prefeitura apagou a publicação, mais (sic) nossos seguidores conseguiram salvar a print”, registrou.

0

Sem entrar na polêmica, o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Vila Verde, afirmou que a confusão é comum.

“Não é a primeira vez que essa muda gera a polêmica. Em uma ocasião (em 2014, em Pouso Alegre, Minhas Gerais), a Polícia Militar chegou a prender um sujeito, arrancou as mudas e teve que contar com a ajuda de um biólogo para provar que não se tratava da Cannabis”, explicou o secretário.

Após a reação negativa, o governo municipal afirmou que houve um mal-entendido, mas optou por tirar a postagem do Instagram. Em nota, a prefeitura disse que trocou o post assim que a confusão foi iniciada.

De janeiro a julho deste ano, o Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou que foram feitas 134 apreensões de posse de drogas no município. No ano passado, no mesmo período foram outras 141. Os dados não especificam o tipo do entorpecente.

 

Últimas notícias