metropoles.com

Veja como será a “vacinação em 1 dia”, neste domingo, em Botucatu

A iniciativa, que inclui moradores de 18 a 60 anos, é parte de um estudo para verificar a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – A cidade de Botucatu, a 250 km de São Paulo, será palco, neste domingo (16/5), de uma tentativa de vacinação em massa contra a Covid-19.

A iniciativa é parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, pela Universidade de Oxford e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é descobrir se o imunizante é eficaz contra as mutações do novo coronavírus.

A vacinação, chamada de Dia D, será exclusiva para pessoas entre 18 e 60 anos. O município tem cerca de 106 mil habitantes maiores de idade.

De acordo com recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização de gestantes está suspensa até o momento.

Botucatu é a segunda cidade do São Paulo que passa por estudos científicos relacionados à vacina contra a Covid-19. Serrana, no interior, fez parte do Projeto S, que testou a eficácia da Coronavac.

Esquema de eleição

Para colocar o projeto em prática, a Prefeitura de Botucatu se uniu ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com a finalidade de usar o mesmo esquema de organização adotado em eleições.

Isso significa que a vacina será oferecida no mesmo local de votação do último pleito, ou seja, a mesma escola e seção eleitoral.

Por isso, a prefeitura estabeleceu uma série de exigências aos munícipes, a fim de evitar a entrada de “fura-fila” de outras cidades. A primeira delas é o cadastro obrigatório no site vacinaja.sp.gov.br.

No ato da vacinação, os moradores devem apresentar o título de eleitor, cuja validade será verificada pela Justiça Eleitoral.

Também serão exigidos documento oficial com foto, que conste o número do CPF original (RG ou CNH ou passaporte), comprovante de endereço em seu nome, original, datado de outubro, novembro ou dezembro de 2020, janeiro, fevereiro ou março de 2021.

Dessa maneira, apenas documentos originais enviados por instituições ou aplicativos de celulares serão aceitos. A prefeitura descartará documentação impressa da internet, ou seja, serão apenas aceitos comprovantes de endereço de concessionárias de água, luz e telefone e comprovantes de endereços de bancos.

Cônjuges e filhos

Cônjuges poderão apresentar comprovante de endereço do/a companheiro/a, desde que acompanhado de certidão de casamento (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021).

Também serão aceitos contrato de união estável (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021) ou declaração de acordo.

Já filhos poderão apresentar comprovante de endereço de seus pais. No entanto, será necessário comprovar a filiação com documento oficial (RG ou CNH ou passaporte).

Casos excepcionais

Por sua vez, moradores de Botucatu que tenham em posse comprovante de endereço, porém sem o cadastro eleitoral (título de eleitor) válido, deverão procurar um dos seguintes locais neste domingo:

– Complexo Esportivo Heróis do Araguaia, no Jardim Iolanda;

– SESI, na Cohab 3 (entrada pelos campos de futebol);

– Ginásio Paralímpico, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto;

– Escola Francisco Marins, em Rubião Júnior.

Esses munícipes necessitam realizar o mesmo processo de cadastramento feito pelos demais botucatuenses.

Quem não deve se apresentar no dia 16 de maio:
  • Pessoas que enquadram nas regras, mas que estiverem fora de Botucatu na data da vacinação em massa;
  • Pessoas que se enquadram nas regras, mas tomaram a vacina da gripe (h1n1) em período inferior a 15 dias da data de vacinação em massa;
  • Pessoas que não se enquadram nas regras, ou ainda tiveram Covid-19 no prazo de 30 dias antes da vacinação, não deverão se apresentar nos locais de vacinação.

Esses munícipes, excepcionalmente, têm até o domingo para se cadastrar no site vacinaja.sp.gov.br e também fazer o “pré-cadastro vacinal” no site da prefeitura.

Na segunda (17/5), a Prefeitura de Botucatu informará o procedimento que deverá ser feito para imunização entre os dias 18 e 22 de maio.

Veja abaixo a relação de horário por idade:

8h às 10h30: moradores entre 51 e 60 anos;

10h30 às 13h: moradores entre 41 e 50 anos;

13h às 15h30: moradores entre 31 e 40 anos;

15h30 às 18h: moradores entre 18 e 30 anos.

A realização do evento será possível com a ajuda de mais de 2,5 mil voluntários. Desse total, 1,3 mil são profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, 400 são servidores de outras secretarias e voluntários da sociedade civil, e cerca de 800 botucatuenses que já atuam nas eleições.

Esse grupo participou de série de treinamentos, que incluem a recepção do munícipe no posto de vacinação, verificação de documentos, bem como o preenchimento de formulários, orientação de local e, claro, o ato da vacinação.

O projeto tem o apoio de Ministério da Saúde, governo federal, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?