metropoles.com

Vamos salvar o Antônio? Você pode ajudar bebê que sofre de doença rara

Criança de 5 meses tem atrofia muscular espinhal, que paralisa e debilita a locomoção. Não há cura, mas é possível controlar a enfermidade

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
bebê antonio
1 de 1 bebê antonio - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A euforia da chegada do primeiro filho em uma família de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi substituída por um sentimento de desespero e angústia. O pequeno Antônio, de apenas 5 meses, foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME), condição genética rara que afeta as células do sistema nervoso, levando à paralisação gradual dos músculos do corpo.

Não há cura para a doença de Antônio. No entanto, um procedimento medicamentoso poderia “evitar o progresso da atrofia”. Esse tratamento, por sua vez, está longe de ser acessível. Apenas para o primeiro ano, o bebê precisa tomar seis doses do remédio Spinraza, vendido por R$ 364.565,98 cada um. Ou seja, ao todo, a família terá gasto superior a R$ 2 milhões.

As primeiras quatro aplicações devem ser feitas ainda antes dos 7 meses de idade, em um intervalo de 14 dias. Para arcar com os altos custos, a mãe da criança, Giovana Canuso, pede ajuda e planeja criar uma vaquinha virtual. Ela pretende, ainda, recorrer à União para obter auxílio no financiamento dos remédios.

Peço ajuda de todos que se solidarizaram com a história, pois com esse apelo vamos conseguir o dinheiro e evitar o progresso da doença no Antônio

Giovana Canuso, mãe de Antônio

Para Giovana, a descoberta da anomalia veio tarde. “Quando tinha 1 mês e 15 dias, percebemos que ele não reagia a certos reflexos. Procuramos uma pediatra, que suspeitou [da doença] e estranhou o fato, mas não nos deu nenhum diagnóstico. Só aos 5 meses descobrimos que ele tinha AME”.

Como ajudar:

Banco do Brasil
Agência: 2806-1
Conta-corrente: 34.075-8
CPF: 058.626.690-94 (em nome de Antônio Canuso da Conceição)

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?