metropoles.com

Vacinação de população mais idosa começa nesta segunda em Goiás

Estado recebeu mais 77,8 mil doses de Coronavac. Primeira faixa a receber vacina é de 90 anos ou mais, passando para os com 85 anos ou mais

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schhmidt/Metrópoles
Chegada de vacina a Goiás
1 de 1 Chegada de vacina a Goiás - Foto: Vinicius Schhmidt/Metrópoles

Goiânia – Começará nesta segunda (8/2) em todo o estado de Goiás a vacinação da população mais idosa. Primeiro serão vacinados os grupos com 90 anos de idade ou acima e a seguir recebem o imunizante os idosos de 85 anos ou acima, dentro da mesma programação de vacinas disponíveis. A garantia é do governador Ronaldo Caiado (DEM) que recebeu, neste domingo (7/2), mais um lote de imunizantes. Dessa vez foram 77,8 mil doses da vacina Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), conforme explicou o governador, já começará a distribuir as doses para os 246 municípios goianos ainda no domingo. “A vacinação pode começar a partir de amanhã (segunda, 8/2). Vacinas já começarão a ser distribuídas hoje (domingo, 7/2) para Goiânia e para todo o estado”, acrescentou.

Alguns municípios, inclusive, dentro de seu próprio planejamento, já começaram a vacinar a população mais idosa. É o caso de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, onde os mais velhos já estão sendo vacinados no modelo drive thru. Essa proposta, aliás, o governador destacou que deve prevalecer para a capital e os maiores municípios para evitar aglomerações.

 

Caiado confessou que estava ansioso pela chegada deste lote, destinado aos mais idosos. “Nos traz uma esperança enorme no sentido de atingirmos exatamente a faixa etária que tem o maior risco de complicações e ao mesmo tempo o maior percentual de letalidade”, disse.

A carga foi transportada sob forte esquema de segurança, com acompanhamento da Polícia Federal e apoio da Polícia Militar, do Aeroporto Internacional Santa Genoveva até o local de armazenamento, no almoxarifado da Secretaria Estadual de Saúde, onde funciona da Central de Rede de Frio, em um bairro na região sul de Goiânia. Governador e secretário acompanharam a retirada o material do caminhão.

A SES já tem identificado o número de idosos de 85 anos e acima: 53,8 mil. A vacinação começará pela faixa de 90 anos e acima e depois passará para a faixa acima de 90 anos. A expectativa é que a quantidade atual de vacinas no estoque já seja suficiente para completar 100% da faixa de goianos com 85 anos ou mais.

O governador também pediu a ajuda da população para que continue denunciando os casos de pessoas que estão furando a fila dos planos estadual e nacional de imunização da Covid-19. “Não podemos admitir que isso aconteça”, completou.

0
Pontos

O secretário de saúde, Ismael Alexandrino, disse que ainda neste domingo será liberada uma lista com os pontos de vacinação nos 246 municípios. Ele explicou que para facilitar o andamento do processo, também será disponibilizado até o fim do dia (7/2) um pré-cadastramento no site do governo de Goiás. “Esse cadastro é opcional, mas vai facilitar até para evitar aglomerações. Mas não deixaremos de vacinar nenhum idoso dentro das faixas de idade que chegarem nos pontos”, adiantou.

Sobre número de casos de Covid-19, o estado chegou a 360.628, conforme levantamento divulgado neste sábado (6/2) pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, já foram confirmadas 7.690 mortes pela doença, o que representa taxa de letalidade de 2,13%. Ao todo, já foram 346.326 pessoas recuperadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?