Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

TRE refaz apuração neste sábado e deve confirmar eleição de Ruas no RJ

Justiça Eleitoral vai retirar votos de Garotinho da conta, permitindo vitória de Douglas Ruas (PL) no 1º turno da disputa ao governo do Rio

10/10/2026 04:30
Reprodução
douglas ruas e flavio bolsonaro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) vai refazer neste sábado (10/10) a apuração dos votos para governador do estado e deve declarar o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Douglas Ruas (PL), eleito no primeiro turno.

O procedimento está marcado para as 15h e vai retirar da conta os 274.411 votos recebidos por Anthony Garotinho (Republicanos), anulados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a mudança, Ruas deve passar de 49,27% para 50,88% dos votos válidos, ultrapassando os 50% necessários para vencer a eleição. O resultado encerrará a disputa pelo Palácio Guanabara e eliminará a necessidade de um segundo turno contra Eduardo Paes (PSD), que estava marcado para 25 de outubro.

A retotalização dos votos foi determinada pelo TSE na última quinta-feira (8/10). Os ministros decidiram barrar a candidatura de Garotinho e determinaram a anulação dos votos recebidos por ele no primeiro turno.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O ex-governador disputou a eleição com o registro negado pela Justiça Eleitoral, em razão de uma condenação por improbidade administrativa. Os votos recebidos por ele foram contabilizados no domingo, mas a validade dependia de uma decisão final do TSE.

A coligação de Eduardo Paes recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a mudança no resultado e garantir a realização do segundo turno. O ministro Cristiano Zanin, porém, rejeitou o pedido ainda na noite de quinta.

Paes reconheceu a derrota após a decisão do Supremo e afirmou que respeitaria o entendimento da Justiça, embora discordasse da anulação dos votos de Garotinho.

TRE refaz apuração neste sábado e deve confirmar eleição de Ruas no RJ - destaque galeria
5 imagens
Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro
Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado
Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson
A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback
O candidato do PL ao governo do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, e a candidata a vice, Fernanda Louback
1 de 5

O candidato do PL ao governo do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, e a candidata a vice, Fernanda Louback

Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro
2 de 5

Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro

Divulgação
Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado
3 de 5

Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado

Thiago Lontra/Alerj
Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson
4 de 5

Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson

Reprodução
A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback
5 de 5

A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback

Fernando Frazão/Agência Brasil

De azarão a governador eleito

A confirmação da vitória encerrará uma campanha na qual Douglas Ruas começou atrás de Eduardo Paes e ganhou espaço nas últimas semanas antes da eleição.

O ex-prefeito do Rio entrou na disputa como favorito, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e liderou as pesquisas durante todo o primeiro turno.

Ruas, por outro lado, era considerado um desconhecido do eleitorado fluminense. O deputado chegou à disputa após uma articulação liderada pelo candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro.

A proximidade de Flávio foi um dos principais instrumentos da campanha de Ruas, que, repetidamente, buscou associar sua imagem à família Bolsonaro.

O candidato do PL também tentou se afastar do desgaste do antigo governo de Cláudio Castro (PL), do qual participou como secretário das Cidades.


Agenda com Flávio Bolsonaro

  • Douglas Ruas acompanhará Flávio Bolsonaro em um encontro com lideranças evangélicas neste sábado (10/10), no Maracanãzinho, no Rio.
  • O evento terá a presença de representantes da Assembleia de Deus Madureira e do pastor Silas Malafaia.
  • Os dois também têm uma motocarreata prevista em São Gonçalo, cidade administrada pelo pai de Ruas, Capitão Nelson (PL).
  • Ruas coordena a campanha de Flávio no Rio e pretende mobilizar prefeitos, deputados e outras lideranças para o segundo turno contra Lula.

Douglas Ruas cresceu na reta final e conseguiu reduzir a distância para Paes. No domingo, surpreendeu ao terminar a votação em primeiro lugar, resultado que agora deverá ser convertido em vitória no primeiro turno.

Aos 37 anos, Ruas será o governador mais jovem do Rio de Janeiro desde a redemocratização. O posto pertencia a Anthony Garotinho, que assumiu o Palácio Guanabara em 1999, aos 38 anos.

Nascido em São Gonçalo, Ruas é filho do prefeito da cidade, Capitão Nelson (PL). Formado em direito e concursado da Polícia Civil, foi eleito deputado estadual em 2022 e ganhou espaço na política fluminense durante o governo de Cláudio Castro.

O deputado comandou a Secretaria das Cidades e assumiu neste ano a presidência da Alerj após a saída de Rodrigo Bacellar.

A vice-governadora eleita é a vereadora de Niterói Fernanda Louback (PL), de 46 anos. Ruas e Fernanda devem tomar posse em 6 de janeiro de 2027.