Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Toffoli declara suspeição em sessão que julga se abre investigação a Moraes

Ministro Dias Toffoli afirmou que a decisão se deu após ser aconselhado para preservar a relação com o Supremo Tribunal Federal (STF)

15/09/2026 11:45, atualizado 15/09/2026 11:49
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Dias Toffoli TSE metropoles

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou suspeição no julgamento de uma possível abertura de uma investigação sobre o também ministro Alexandre de Moraes em um suposto envolvimento com Daniel Vorcaro, do Banco Master.

Toffoli alegou motivo de “foro intímito” para não causar constrangimento à Corte.

“Quando os julgamentos começaram a correr na Segunda Turma, sob a relatoria do sorteado ministro André Mendonça, eu me senti na obrigação também de preservar a Corte de manifestar a minha suspeição por motivo de foro íntimo, não impedimento. Para não constranger e não ter nenhum tipo de viés de constragimento à Corte e acatando a sugestão sábia do ministro Flávio Dino”, explicou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Toffoli tem declardo suspeição em todos os processos relativos ao caso Master desde março, quando o Supremo vivia outra crise por causa desse mesmo tema.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O ministro colecionou série de polêmicas à frente da investigação e deixou a relatoria do caso devido a um conflito de interesses e investigações financeiras sobre a venda d7 fatias de um empreendimento de luxo, o Resort Tayayá, para fundos ligados a Daniel Vorcaro.