metropoles.com

TJ do Rio suspende ação de improbidade administrativa contra Cabral

O processo era com base na delação premiada de Cesar Romero e envolvia o ex-secretário estadual de Saúde e Defesa Civil Sérgio Côrtes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rio de Janeiro – O desembargador da 10ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio, Celso Luiz de Matos Peres, suspendeu ação civil pública contra o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-secretário estadual de Saúde e Defesa Civil Sérgio Côrtes, e seis oficiais bombeiros por improbidade administrativa no desvios de verba da instituição.

A ação tinha como base a delação premiada do ex-subsecretário estadual de Saúde e Defesa Civil Cesar Romero, no âmbito da Lava Jato no Rio, homologada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, em 2017.

Romero denunciou  suposto recebimento nas contratações dos veículos pelo Corpo de Bombeiros. Mas o desembargador aceitou requerimento do advogado de defesa de um dos oficiais bombeiros, Dennis Cincinatus, de que não teve acesso à delação na 4ª Vara de Fazenda Pública. A defesa também foi ao STF, por meio da Reclamação Constitucional,  e o ministro Alexandre de Moraes determinou que a juíza de primeira instância prestasse as devidas informações.

“No que se refere a uma possível afronta ao direito de defesa em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, entendo possível a ocorrência de lesão grave ou de difícil reparação ao direito que invoca possuir, motivo pelo qual defiro o requerimento recursal no sentido de sobrestar (…), até o efetivo julgamento do presente recurso, o que aproveitará os demais corréus”, decidiu relator do processo, Celso Luiz de Matos Peres.

O caso ainda será submetido ao colegiado da Corte. Cabral foi condenado a mais de 300 anos de prisão.

TJ do Rio suspende ação de improbidade administrativa contra Cabral - destaque galeria
3 imagens
O ex-governador do Rio de Janeiro já foi condenado 13 vezes na Operação Lava Jato
TJ do Rio suspende ação de improbidade administrativa contra Cabral - imagem 1
1 de 3

Divulgação
O ex-governador do Rio de Janeiro já foi condenado 13 vezes na Operação Lava Jato
2 de 3

O ex-governador do Rio de Janeiro já foi condenado 13 vezes na Operação Lava Jato

Memória EBC/Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?