Tarifaço: governo prevê nova rodada de negociação com Trump em janeiro

Interlocutores do presidente Lula aguardam resposta dos EUA para encontro após redução parcial da sobretaxa dos EUA a produtos brasileiros

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne bilateralmente com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur Malásia Metrópoles
1 de 1 Presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne bilateralmente com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur Malásia Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O Planalto aguarda uma nova rodada de negociação sobre o tarifaço com os EUA em janeiro de 2026. Depois disso, a esperança é de que a superação do impasse comercial ocorra no fim do primeiro semestre do ano que vem, segundo informam interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O momento é de maré calma para o Brasil, que aguarda um retorno da equipe do presidente norte-americano, Donald Trump, nas próximas semanas.

No dia 14/11, Trump assinou a retirada parcial do tarifaço de produtos brasileiros atingidos pela taxação de 50%. Porém, segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), atualmente 22% das importações do Brasil nos EUA continuam sob efeito do tarifaço.

Agora, o Planalto espera contato da Casa Branca para definir uma nova data para um encontro de negociadores.

Uma segunda reunião entre Lula e Trump é esperada, mas somente com o avanço das conversas entre as equipes técnicas de ambos os governos. Os presidentes estiveram juntos em outubro, na Malásia, onde estabeleceram a base para diálogo sobre um acordo comercial.


 

Em 2026, Lula busca novos parceiros. Confira:

  • Em fevereiro, o presidente viaja à Índia para uma visita de Estado. Lula encontra o primeiro-ministro Narendra Modi, na expectativa de abertura do mercado indiano para mais produtos brasileiros. Espera-se também acordo para cooperação na área de digitalização dos serviços públicos, uma expertise do país asiático.
  • Em abril, Lula vai a Hannover, na Alemanha. O petista foi convidado pelo chanceler Friedrich Merz para a Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo. O petista afirmou, durante a cúpula do G20 na África, que compareceria ao evento para tentar abrir novos mercados na Europa para o biocombustível brasileiro.
  • Em junho, Lula pode ir à França como convidado da reunião do G7, grupo das sete maiores economias do mundo. Dependerá, analisam auxiliares, da situação do Brasil diante da União Europeia e os Estados Unidos até então.
  • Em novembro de 2026, há a reunião do G20, nos EUA.

Otimismo x preocupação

Há otimismo por parte dos negociadores brasileiros, mas também precaução. Enquanto esperam-se pautas positivas sobre o fim do tarifaço, inclusive sob perspectiva eleitoral, o Planalto também avança em busca de novos parceiros comerciais.

Espera-se que, no dia 20/12, Lula assine o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia. Trata-se da cereja do bolo da presidência do Brasil no bloco econômico, que se encerra em dezembro. Tudo depende da votação da proposta no Parlamento Europeu, entre os dias 18 e 19/12.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?