metropoles.com

STF começa a julgar ações contra leis estaduais sobre porte de armas

Os processos fazem parte de pedido da AGU, que apresentou 10 ações ao STF. O governo alega que essas leis facilitam acesso ao porte de armas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Foto colorida mostra prédios do STF (em primeiro plano) e Congresso Nacional (ao fundo) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra prédios do STF (em primeiro plano) e Congresso Nacional (ao fundo) - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta sexta-feira (22/3), uma ação que questiona leis estaduais e municipais sobre acesso ao porte de armas. Na próxima sexta (29/3), os magistrados analisam outro processo sobre o tema.

Esses processos fazem parte de um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que apresentou 10 ações ao Supremo em dezembro do ano passado.

As ações, assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, sustentam que uma série de legislações estaduais e municipais “facilitam” o porte de armas de fogo.

STF e as leis estaduais

Para a AGU, há uma violação da Constituição Federal porque o responsável por autorizar e fiscalizar o uso de material bélico, bem como legislar, é a União.

A Suprema Corte julga as legislações dos estados de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraná, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima e do município de Muriaé (MG).

Todos os casos serão analisados no plenário virtual, formato de julgamento em que os ministros apresentam seus votos no site da Suprema Corte. O prazo para deliberação de uma das ações é de 22 de março a 3 de abril. Já o do segundo processo ocorre entre 29 de março e 8 de abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?