STF forma maioria para condenar réu que sentou na “cadeira do Xandão”

Moraes, Zanin e Dino votaram para a condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, gravado nos atos de 8 de Janeiro em Brasília

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
O ministro do STF Alexandre de Moraes
1 de 1 O ministro do STF Alexandre de Moraes - Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Fábio Alexandre de Oliveira, réu pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, em Brasília. Durante a invasão ao prédio da Corte, Oliveira foi filmado sentado em uma das poltronas utilizadas pelos ministros da Corte.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma desde junho e está previsto para ser encerrado em 5 de agosto. O relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação do réu a 17 anos de prisão. Oliveira aparece em vídeo feito por outro invasor, que narra a cena.

“Cadeira do Xandão aqui, ó! Aqui ó, vagabundo! Aqui é o povo que manda nessa porra, caralho”, diz Oliveira. Na sequência, o autor do vídeo afirma: “A cadeira do Xandão agora é do meu irmão Fábio! E já era! Nós tomou a cadeira do Xandão aí, ó.”

Print do vídeo em que Fábio Oliveira aparece sentado em cadeira do STF nos atos do 8 de Janeiro
Print do vídeo em que Fábio Oliveira aparece sentado em cadeira do STF nos atos do 8 de Janeiro

De acordo com as alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR), Oliveira usava luvas para dificultar a identificação por digitais e portava uma máscara de proteção contra gases sobre as pernas. Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, esses elementos indicam a intenção do réu de praticar atos que poderiam levar ao confronto com forças de segurança.

Além de Moraes, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação a 17 anos. Segundo o voto do relator, a pena deve ser dividida em 15 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção, além do pagamento de multa.

Zanin diverge, mas também vota por condenação

A maioria foi formada com o voto do ministro Cristiano Zanin. Embora também tenha se posicionado pela condenação de Oliveira, ele divergiu parcialmente e propôs uma pena menor: 15 anos de prisão — sendo 13 anos de reclusão e dois anos de detenção — além da aplicação de multa.

“Atinge-se também a pena pecuniária de 45 dias-multa, que deverão ser calculados à razão de 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato, devidamente corrigido, nos termos do artigo 49, § 1º, do Código Penal. Acompanho integralmente o relator quanto às demais providências consignadas na decisão”, escreveu Zanin em seu voto.

Faltam votar os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?