metropoles.com

STF dá 5 dias para Bolsonaro explicar alteração no 7 de setembro do RJ

A mudança no local do desfile foi anunciada pelo presidente e questionada pela Rede. A decisão é da ministra Cármen Lúcia, relatora da ação

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Jair-Bolsonaro-no-7-de-Setembro-600×400
1 de 1 Jair-Bolsonaro-no-7-de-Setembro-600×400 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que explicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o porquê de ter alterado o local do desfile cívico-militar de 7 de setembro e das comemorações do bicentenário da Independência no Rio de Janeiro (RJ). O mandatário tem cinco dias para prestar informações à ministra Cármen Lúcia.

Ela é a relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 998, em que a Rede Sustentabilidade questiona a mudança.

“Nos termos da lei, o objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental é “evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público”, diz a ministra em decisão desta sexta-feira (5/8).

Na ação em que Cármen Lúcia atua, o partido argumenta que a realização do desfile na avenida Atlântica, em Copacabana, e não na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, anunciada pelo presidente da República no último fim de semana, não tem motivação técnica, mas político-eleitoral.

Argumentos

De acordo com a Rede, a intenção de Bolsonaro é “associar sua candidatura ao apoio institucional das Forças Armadas” e “vender a ideia” de que teria amplo apoio popular, “divulgando o evento como apoio à sua reeleição”.

A ministra esclareceu na decisão que a medida não impede o reexame dos requisitos de cabimento da ação, que será feito oportunamente. Após o recebimento das informações, ela determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem no prazo de três dias cada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?