Senado: delegados poderão impor tornozeleira para agressor de mulheres

Projeto ainda permite que vítimas de violência doméstica possam ter dispositivo de alerta caso o agressor se aproxime

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Senado
1 de 1 Senado - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (18/3), o projeto de lei que permite a aplicação de tornozeleira eletrônica para agressores de mulheres sem decisão judicial prévia. O texto foi aprovado em votação simbólica, sem registro nominal de votos, e agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Uma das mudanças é permitir que delegados de polícia determinem a monitoração eletrônica em situações urgentes, quando houver risco imediato para a vítima e o município não for sede de Comarca. Nesses casos, o juiz deverá ser informado em até 24 horas e decidir se mantém ou revoga a medida.

Atualmente, a lei permite que a Justiça determine o uso da tornozeleira para evitar que o agressor se aproxime da vítima. O novo texto tenta tornar esse mecanismo mais frequente e mais rápido de ser aplicado.

O substitutivo também estabelece situações na qual a tornozeleira deve ter prioridade, como:

  • Quando o agressor já tiver descumprido medidas protetivas anteriormente.
  • Quando houver risco iminente à integridade física ou psicológica da vítima.

Se o juiz decidir não aplicar o monitoramento nesses casos, terá que justificar expressamente a decisão. Caso haja descumprimento das medidas em decorrência pela violação da tornozeleira, poderá haver um aumento de pena de 1/3 até a metade.

Mulheres que tenham medidas protetivas de urgência ainda poderão ter acesso a um dispositivo de segurança que possa alertá-las sobre uma eventual aproximação do agressor. Em caso de aproximação indevida, além das vítimas, a polícia mais próxima será alertada.

A proposta também determina que parte dos recursos da segurança pública seja destinada à compra e manutenção de tornozeleiras eletrônicas e de dispositivos de proteção para as vítimas.

O projeto ainda prevê campanhas de informação sobre medidas protetivas e monitoração eletrônica, além da criação de um programa permanente para acompanhar agressores monitorados e mulheres em situação de violência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?