Segunda dose contra Covid já foi aplicada em 81% da população indígena

Grupo, considerado prioritário, é um dos mais imunizados contra a doença. Ao todo, 60 mil indígenas contraíram a Covid

atualizado 19/10/2021 12:41

Rafaela Felicciano/ Metrópoles

A vacinação completa contra a Covid-19 já alcança 81% da população indígena no Brasil.

Ao todo, de 406,9 mil integrantes do grupo, 330,5 mil receberam a segunda dose. O público com ao menos uma aplicação alcança 358,9 mil indígenas — 88% do total.

Os dados fazem parte de uma análise do Metrópoles, com base em informações do LocalizaSUS, plataforma de transparência do Ministério da Saúde. Considerado grupo prioritário, os índios foram um dos que mais se imunizaram contra a doença.

Entre os distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que mais imunizaram estão os localizados em Mato Grosso do Sul, no Alto Rio Solimões, em Pernambuco e no Ceará.

O Brasil, segundo projeção do Ministério da Saúde, possui cerca de 6 mil aldeias indígenas e cerca de 750 mil pessoas vivem nessas regiões.

Dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) mostram que 60 mil indígenas contraíram a Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 1.218 morreram. Cento e sessenta e dois povos registraram a circulação do vírus.

Em janeiro, o Metrópoles acompanhou o início da vacinação de povos indígenas em Tabatinga, município do Amazonas (veja galeria abaixo).

0
Panorama

Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 avançando em todo país, 20 milhões de brasileiros aptos a completarem a imunização ainda não tomaram a segunda dose.

O dado foi confirmado ao Metrópoles por fontes da área técnica do Ministério da Saúde nesta terça-feira (19/10).

Para o indivíduo estar completamente imunizado é necessária a aplicação de duas doses das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. O imunizante da Janssen é de administração única.

Desde 6 de setembro, o Brasil aplica majoritariamente a segunda dose dos imunobiológicos disponíveis.

Nesses 41 dias, 36.684.591 cidadãos e cidadãs foram, finalmente, protegidos contra o coronavírus, o que representa 35,1% do total de brasileiros que receberam a segunda dose no território nacional.

Mais lidas
Últimas notícias