metropoles.com

Saúde consegue oxigênio para manter bebês prematuros em Manaus

A pasta já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos,

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo BarretoMetrópoles
Manaus Covid-19 Colapso1
1 de 1 Manaus Covid-19 Colapso1 - Foto: Hugo BarretoMetrópoles

O Ministério da Saúde (MS) conseguiu, nesta sexta-feira (15/1), cilindros de oxigênio suficientes para manter 61 bebês prematuros por mais 48 horas em leitos de UTIs em Manaus (AM). O governo do Amazonas havia solicitado à pasta o insumo para recém-nascidos que estavam no limite de oxigenação.

O MS já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário: 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), 9 em Imperatriz (MA), 4 em Salvador (BA), 3 Feira de Santana (BA), 1 em Ariquemes (RO) e 3 no município de Macapá (AM).

“O governo federal irá prestar apoio em todo o processo logístico de remoção, junto às Secretarias de Saúde estaduais e municipais, para que, caso ocorra a transferência, ela seja feita de forma segura e rápida, da forma mais cuidadosa possível, avaliando a necessidade e gravidade de cada recém-nascido”, destacou a pasta.

Os bebês que serão transportados seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagens para prestar todo apoio aos prematuros.

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, colocou o estado à disposição para receber bebês prematuros que correm o risco de ficar sem oxigênio no estado. O governo também vai doar 40 respiradores produzidos pela Universidade de São Paulo (USP) para o estado.

Doria atribuiu ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a responsabilidade pelo colapso do sistema de saúde do Amazonas.

“Acabo de falar com o secretário da Saúde, São Paulo atenderá integralmente estes 60 bebês e já pedi a ele para ao término da coletiva falar com o secretário de Saúde do Estado do Amazonas. Nós acolheremos todos os bebês que puderem ser transportados para São Paulo. Gente, é o fim do mundo. Não ter oxigênio para bebê é uma irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Me choca isso como brasileiro”, disse Doria batendo o celular no púlpito.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?