metropoles.com

STF cobra Saúde a mostrar cronograma de vacinação no plano de imunização

Com a autorização do uso emergencial de dois imunizantes, o ministro Ricardo Lewandowski pediu atualização do plano de imunização

atualizado

Compartilhar notícia

NELSON JR/ SCO-STF
ricardo lewandowski
1 de 1 ricardo lewandowski - Foto: NELSON JR/ SCO-STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) cobrou que o governo federal apresente uma atualização do plano nacional de imunização com o cronograma de vacinação dos grupos de risco do novo coronavírus, uma vez que nesse domingo (17/1) os imunizantes foram autorizados para uso emergencial no Brasil.

O ministro Ricardo Lewandowski ordenou a intimação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o advogado-geral da União, José Levi, a mostrarem o “cronograma correspondente às distintas fases da imunização” em uma atualização da proposta.

A revisão mensal do “plano nacional de operacionalização da vacina contra a Covid-19” já estava prevista, destacou ele, em despacho desta segunda-feira (18/1).

O despacho de Lewandowski foi feito em ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Cidadania, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialismo e Liberdade
(PSol).

Plano de imunização

O governo enviou ao Supremo, em 15 de dezembro do ano passado, um plano nacional de imunização, mas sem as datas da vacinação.

Com a autorização de uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Oxford-Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, Lewandowski quer saber quando cada grupo de risco — profissionais de saúde, indígenas em aldeias e idosos — será vacinado.

Nesta segunda-feira, Pazuello informou que vai antecipar o início da campanha de vacinação contra o coronavírus para esta segunda-feira, às 17h. Após São Paulo dar a largada no domingo (17/1), os governadores pressionaram o ministro da Saúde para começar a imunização.

A princípio, Pazuello havia divulgado que a vacinação seria iniciada na próxima quarta-feira (20/1), em todo o país. Segundo o ministro, esse tempo entre a distribuição e a aplicação seria necessário para que os estados se organizassem e começassem a imunização de forma simultânea.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações