metropoles.com

Saúde decide reduzir isolamento mínimo por Covid para 5 dias

Ministério anunciou novas orientações nesta segunda-feira (10/1). Isolamento mínimo só para assintomáticos e com teste RT-PCR para retomada

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
pandemia volta as aulas rede publica educação covid-19
1 de 1 pandemia volta as aulas rede publica educação covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10/1), o Ministério da Saúde anunciou que irá reduzir o número de dias para quarentena de diagnosticados com a Covid-19. Agora, a orientação é para que o isolamento mínimo seja de cinco dias, em casos assintomáticos e mediante testagem com RT-PCR.

Atualmente, a orientação é de que infectados com o coronavírus passem entre 10 e 14 dias afastados para evitar a disseminação da doença.

A partir de sete dias, caso não haja sintomas, febre ou uso de remédios, não há necessidade de testagem para a retomada das atividades. Caso haja, é indicado teste RT-PCR.

Se o teste for positivo, o isolamento recomendado é de 10 dias, até que não haja manifestação de sintomas, febre e uso de antitérmicos há, no mínimo, 24 horas.

Em casos assintomáticos, a liberação do isolamento a partir do quinto dia é feita mediante teste RT-PCR negativo. É necessário, neste caso, manter recomendações até o décimo dia.

As recomendações adicionais até o décimo dia são: evitar aglomerações e viagens dispensáveis, usar máscara em locais com maior circulação de pessoas e álcool em gel, além de medidas não farmacológicas, como distanciamento de outras pessoas.

Para anunciar as mudanças, que fazem parte da nova atualização do Guia de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Vigilância em Saúde analisou as medidas tomadas por outros países, como Estados Unidos e Inglaterra.

Nos EUA, por exemplo, é possível finalizar o isolamento depois de cinco dias se não houverem mais sintomas, sem necessidade de testagem. O isolamento de dez dias, adotado na Inglaterra, pode ser finalizado depois de sete dias caso o teste dê negativo.

Ministério já estudava medida

Na quinta-feira (6/1), a Prefeitura de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde a redução do período de isolamento para pessoas assintomáticas.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de Saúde dos Estados Unidos, já adotou a medida e recomenda o tempo mais curto de isolamento desde o mês de dezembro. Além disso, outras autoridades de saúde ao redor do mundo têm criado novas medidas sobre o tema.

“O CDC já deu essa recomendação [de tempo menor de isolamento]. O governo francês já deu essa autorização de profissionais de saúde que estão positivos de atender na linha de frente por conta do número de casos”, afirmou o ministro, na semana passada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?