metropoles.com

Governo de SP amplia imunização contra sarampo em 5 municípios

Até o momento foram confirmados 206 casos da doença no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
sarampo
1 de 1 sarampo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai ampliar a imunização contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos em mais cinco municípios da Grande São Paulo. Essa faixa etária, segundo a secretaria, é considerada a mais vulnerável a infecções por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina.

Com isso, serão vacinados jovens e adultos dessa faixa etária das cidades de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, locais onde há circulação do vírus. A campanha de vacinação nestas cidades será iniciada na quinta-feira (11/07/2019). A expectativa da secretaria é imunizar mais de 900 mil jovens e adultos dessa faixa etária nesses locais. No dia 20 de julho será realizado um Dia D de Imunização.

Na capital paulista, a campanha está ocorrendo desde o dia 10 de junho e a meta é vacinar 2,9 milhões de paulistanos com idade entre 15 e 29 anos. Até o dia 1º de Julho, 47 mil pessoas foram vacinadas na cidade de São Paulo.

Até o momento foram confirmados 206 casos de sarampo no estado. Mais da metade dos casos (66% do total) se concentra na capital, com 137 registros. Na faixa etária entre 15 e 29 anos, foram registrados 98 casos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. A doença é extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?