metropoles.com

Especialistas se reúnem em São Paulo para combater o câncer de mama

Ações de educação sobre diagnóstico e tratamento são discutidas até esta quarta (27/9) durante o 4º Congresso Todos Juntos Pelo Câncer

atualizado

Compartilhar notícia

iStock/Foto ilustrativa
Breast cancer. Female hands make heart on pink ribbon
1 de 1 Breast cancer. Female hands make heart on pink ribbon - Foto: iStock/Foto ilustrativa

Enviada especial a São Paulo – Em alguns dias, ações de educação sobre diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama devem tomar o Brasil e o mundo durante a celebração do Outubro Rosa. Algumas iniciativas foram anunciadas no 4º Congresso Todos Juntos Pelo Câncer, que reúne, em São Paulo, até a próxima quarta-feira (27/9) profissionais da saúde, pesquisadores, pacientes e influenciadores para debater o cenário e as perspectivas do combate à doença no país.

O evento é promovido pelo Movimento Juntos Pelo Câncer e inclui painéis e debates sobre: acesso a tratamentos e diagnósticos; câncer e mercado de trabalho; autoestima; judicialização da saúde; bem-estar do paciente; e individualização de protocolos e combinações medicamentosas. Nomes como o do médico Dráuzio Varela, do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão e da presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, estavam entre os palestrantes desta terça-feira (26), primeiro dia de evento.

Ações pelo país
Além das mesas e painéis, o congresso marca também o start da campanha “Saúde sem Mistério – 10 mitos sobre o câncer de mama”, de conscientização sobre a variação metastática da doença. A ação, uma parceria entre a farmacêutica Pfizer e o Instituto Oncoguia, busca derrubar mitos e levar informação à população.

A iniciativa deve mobilizar estações de trem, metrô e locais públicos de alta circulação em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e no Rio de Janeiro com ações interativas, como jogos que testam o conhecimento das pessoas em relação ao câncer metastático.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de mama é o tipo mais comum no mundo e representa 22% de novos casos de câncer no Brasil. Neste ano, o país deve contabilizar cerca de 57 mil novos casos, sendo que 30% deles devem evoluir para metástase – quando a doença se espalha para outros tecidos do corpo – mesmo se diagnosticados em fase inicial.

“Precisamos muito falar sobre tratamento e levar informação de qualidade às pessoas. Ainda existe a coisa do ‘não vou investigar, porque quem procura acha’ quando falamos em prevenção”, comentou Luciana Holtz na apresentação da ação. “E às vezes falamos sobre coisas muito básicas, como explicar o que é metástase”, emendou.

Junto com a campanha, a Pfizer lança ainda um guia médico desenhado para ser uma espécie de “bê-á-bá” da doença para pacientes recém-diagnosticadas. O material, distribuído em consultórios, traz ao todo 45 sugestões e perguntas a serem feitas ao médico em relação ao subtipo do tumor, tratamentos disponíveis, mudanças na rotina e próximos passos a serem adotados.

O guia foi desenvolvido em parceria com a União Latino-Americana de Combate ao Câncer da Mulher (Ulaccam), com a participação de mais de 20 grupos de pacientes de nove países, incluindo o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?