metropoles.com

Rio tem 60% da população totalmente imunizada contra Covid: “Situação controlada”

Prefeito Eduardo Paes informou o novo dado nesta sexta-feira (15/10) e pediu para os cariocas continuarem se vacinando contra a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Rio dá início a vacinação de adolescentes meninas de 13 anos primeira dose e 86 anos ou mais para terceira dose. Local Planetário da Gávea. (5)
1 de 1 Rio dá início a vacinação de adolescentes meninas de 13 anos primeira dose e 86 anos ou mais para terceira dose. Local Planetário da Gávea. (5) - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro atingiu o índice de 60% da população completamente imunizada contra a Covid-19. O novo dado foi divulgado pelo prefeito Eduardo Paes na manhã desta sexta-feira (15/10). O número retrata a quantidade de moradores vacinados com duas doses ou dose única e é superior à média do Brasil, que está em 47,3%.

Em uma publicação nas rede sociais, Paes ainda informou que o Rio reduziu o número de internações pela Covid-19, assim como a quantidade de mortes em decorrência da doença. Segundo o prefeito, a cidade tem a menor taxa de transmissão desde o começo da pandemia, em março de 2020.

O prefeito aproveitou para fazer um pedido aos cariocas: que não deixem de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“Mais um marco pra celebrar: 60% de toda a população do Rio completamente vacinada. Como vocês já sabem, o resultado é o menor nº de internados e óbitos, além da menor taxa de transmissão, desde o início da pandemia. Falta pouco, pessoal! Não deixem de tomar a segunda dose!!!”, afirmou o prefeito em seu perfil no Twitter.

“Situação controlada”
Na divulgação do Boletim Epidemiológico da cidade do Rio, nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde avaliou que, pela primeira vez desde o início da pandemia, a situação da Covi-19 está controlada.
Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, a capital registrou queda em praticamente todos os indicadores da doença pela sétima semana seguida.
“É a primeira vez que a gente pode falar que há uma situação controlada da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Temos a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia, menor número de pacientes internados. É a primeira vez que podemos falar que temos uma situação de estabilidade, de queda há mais de sete semanas. Se não tiver nenhuma nova variante, ou nenhum fator não previsto, podemos dizer que entramos numa fase de risco muito menor a partir dessa semana”, afirmou Daniel Soranz.
Estado tem risco baixo

O estado do Rio de Janeiro já está, pela primeira vez, com todos os 92 municípios com risco baixo para Covid-19. É o que relata o Mapa de Risco do Governo do Estado, divulgado na manhã desta sexta-feira. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio registrou uma queda de 40% nas internações e de 35% no número de morte pelo Coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid também caiu: de 45% para 41%. Uma redução também foi registrada nos leitos de enfermaria, com queda de 23% para 21%.

“Pela primeira vez nas últimas semanas, a Região Noroeste entra para o baixo risco, ficando todo o Estado do Rio de Janeiro em amarelo, inclusive a Região Noroeste. Isso mostra a consolidação da queda de todos os indicadores de Covid em todo o estado, muito em função do avanço da vacinação, das coberturas vacinais”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?