metropoles.com

Reunião sobre kit intubação é cancelada após Anvisa não enviar e-mail

Agência Nacional deixou de enviar mensagem a participantes para confirmar data e horário do encontro, considerado emergencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance
1 de 1 O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

Uma reunião emergencial que iria ocorrer no domingo (21/3) para discutir medidas sobre a escassez de medicamentos do chamado “kit intubação” foi cancelada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esquecer de enviar um e-mail para agendar e confirmar o encontro.

A informação foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada pelo Metrópoles junto ao Sindicato da Indústria Farmacêutica do Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Uma assistente do diretor da Anvisa Rômison Mota teria deixado de enviar o convite com a confirmação da data e do horário do encontro aos participantes – que incluiria secretários de Saúde e representantes de indústrias e hospitais, além do próprio governo federal. A reunião foi remarcada para as 9h30 desta terça-feira (23/3).

Ao Metrópoles, o Sindusfarma avaliou que o erro foi involuntário. O sindicato também explicou que a reunião seria realizada para fazer “ajustes finos” nas medidas tomadas contra o desabastecimento dos medicamentos.

“A questão toda é que os estoques estão baixos, e essas são reuniões permanentes. Então, é mais uma das reuniões nesse contexto de mobilização para evitar o colapso do sistema de saúde público e privado na linha de frente do combate à pandemia. Logo, não é a primeira reunião e não será a última”, contemporizou o sindicato.

6 imagens
Profissional de saúde prepara seringa contendo fentanil, medicamento utilizado para auxiliar na intubação de pacientes
Profissionais de saúde se preparam para intubar paciente em hospital de Goiânia (GO)
Leito para paciente com Covid-19 em Goiânia
1 de 6

Kit intubação

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 6

Profissional de saúde prepara seringa contendo fentanil, medicamento utilizado para auxiliar na intubação de pacientes

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 6

Profissionais de saúde se preparam para intubar paciente em hospital de Goiânia (GO)

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 6

Leito para paciente com Covid-19 em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 6

Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o país vive o “maior colapso sanitário e hospitalar da história”, segundo avaliação da Fiocruz. Faltam leitos de UTI e medicamentos para intubação de pacientes com a doença.

Em ofício encaminhado na quinta (18/3) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao Ministério da Saúde, 13 governadores cobraram do governo federal providências para a aquisição imediata de medicamentos do kit intubação.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) feito entre 7 e 13 de março, 11 medicamentos estão em falta ou em baixa cobertura (estoque de no máximo 20 dias) em mais de 10 estados. Em relação a bloqueadores musculares, 18 unidades federativas apresentam dificuldades.

Outro lado

Em nota, a Anvisa esclareceu que na sexta (19/3), às 19h27, foi enviado convite para os participantes externos à agência, contendo o link para a reunião virtual.

“O convite foi enviado para os representantes do Ministério da Saúde, que distribuiriam o convite também ao Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde] e Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde], e para o representante do Ministério da Economia”.

“No entanto, houve uma falha no momento do preenchimento dos e-mails no sistema de reuniões on-line, o que resultou no não envio da mensagem para o Sr. Nelson Mussolini, diretor do Sindusfarma, que seria o responsável para convidar as empresas fabricantes”, ressaltou.

Já no sábado (20/3), às 17h44, por meio de ligação telefônica entre Rômison e Mussolini, foi verificado que o convite para a reunião não havia sido enviado.

“E, pelo adiantado da hora, não seria mais possível convidar os representantes das empresas para a reunião que ocorreria no domingo, às 11h. Decidiu-se, então, pelo adiamento da reunião para a próxima terça-feira”, complementou a Anvisa sobre o episódio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?