A Festa da Padroeira, celebrada nesta sexta-feira (12/10), em Aparecida (SP) contou com a participação de cerca de 200 mil fiéis. Na solenidade, religiosos pediram pela união entre os brasileiros. Com o tema “Em Jesus, com Maria, Restauramos a Vida”, a Basílica comemora 40 anos da restauração da imagem da padroeira, após ter se quebrado num atentado em 1978.

Principal acesso a Aparecida, a Via Dutra teve movimentação intensa desde a madrugada, com seu acostamento tomado por romeiros vindos de diversas regiões do país. Sob sol de 30 graus, os fiéis peregrinaram, a pé ou de bicicleta, para agradecer a uma graça alcançada ou pedir por um país melhor.

A celebração principal teve a participação de padres de todo o Brasil e foi presidida por dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

Na homilia, feita pelo padre João Batista de Almeida, reitor da Basílica, o religioso pregou pela união no país. “A cor de Nossa Senhora Aparecida denuncia o pecado do preconceito racial, da exclusão social e ela anuncia a esperança de libertação”.

“Aparecida é também a esperança de unidade. A imagem encontrada com o corpo separado da cabeça foi restaurada, foi reconstruída e a unidade foi refeita”, disse o religioso.

Mundo da separação
“E ela nos mostra que é sempre possível reconstruir a unidade, dentro e fora de nós. Nós, que vivemos num mundo da separação, onde os casais se separam, os partidos políticos se separam, as famílias se separam”, completou o padre.

Após a celebração, o governador de São Paulo e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), fez referência ao sermão. “Vão passar as eleições. O Brasil não pode viver a vida inteira só na divisão”, afirmou.

O fim das celebrações de 12 de outubro no Santuário Nacional foi com o show do cantor Daniel e seus convidados mirins, entres eles a cantora e atriz Larissa Manoela e participantes do The Voice Kids, como Yasmin Giacomini e Neto Junqueira.

Domingo
Neste domingo (14), além das missas, o Santuário Nacional vai inaugurar um novo espaço de caminhada às margens do rio Paraíba do Sul, ligando a Basílica ao local onde a imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores em 1717.

Todo o percurso tem acessibilidade e recebeu mais de 100 personagens de passagens bíblicas em tamanho real.