Quem é o assessor de Trump que Bolsonaro quer receber na Papudinha
Darren Beattie trabalha no Departamento de Estados dos EUA, responsável especificamente por assuntos de Washington em relação ao Brasil
atualizado
Compartilhar notícia

O integrante do governo dos Estados Unidos de Donald Trump que o ex-presidente Jair Bolsonaro quer receber na Papudinha é Darren Beattie (foto em destaque), membro do Departamento de Estado dos EUA.
Beattie integra o segundo mandato de Donald Trump desde outubro de 2025, como funcionário sênior do do Departamento de Assunto culturais e Educacionais e na área de Diplomacia Pública. Ele é responsável por assuntos dos EUA ligados ao Brasil.
Beattie coleciona algumas polêmicas em sua carreira. No primeiro mandato de Trump, ele exerceu o cargo de redator de discursos. Em 2018, ele foi demitido do governo após discursar em um evento de supremacistas brancos.
Em agosto do ano passado, Beattie criticou fortemente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes, no contexto da aplicação da Lei Magnistky contra Moraes, afirmando em publicação que o magistrado é o “principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”. Posteriormente as sanções da Magnistky contra o ministro foram retiradas.
À época, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil republicou o post de Beattie, o que causou um incidente diplomático e fez o Itamaraty pedir explicações.
Bolsonaro na Papudinha
Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista pós-eleições de 2022. Ele está custodiado na Papudinha, em Brasília, desde janeiro deste ano. A defesa do ex-presidente pediu ao STF autorização excepcional para que Bolsonaro receba a visita de Darren Beattie no dia 16 ou 17 de março.
Também foi requisitado a presença de um intérprete para traduzir a conversa.
