metropoles.com

Queiroga diz que secretária Mayra Pinheiro é a “Capitã Saúde”

Declaração foi dada nesta quarta-feira (1º/9). Secretária é conhecida por defender o tratamento precoce contra a Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Leopoldo Silva/Agência Senado
Mayra Pinheiro
1 de 1 Mayra Pinheiro - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, é a “Capitã Saúde” do governo.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (1º/9), durante o lançamento do Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental, na sede do Ministério da Saúde.

Durante o discurso, Queiroga cumprimentou a secretária e afirmou: “Mayra Pinheiro, secretária da Secretaria de Trabalho e Gestão em Saúde, a nossa Capitã Saúde”.

0

Mayra Pinheiro foi apelidada de apelidada de “Capitã Cloroquina” nas redes sociais devido à defesa que faz em relação ao tratamento precoce contra a Covid-19. Ela foi responsável por coordenar ações do Ministério da Saúde para difundir a cloroquina no Amazonas.

Além de Queiroga e Mayra, participaram do evento a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, e o deputado Osmar Terra (MDB-RS). Durante o discurso, Damares Alves se corrigiu ao usar o verbo “capitanear” para se referir à Mayra Pinheiro.

“Precisávamos de um comitê gestor [para tratar de assuntos ligados à saúde mental]. E aí esse comitê chega, capi… Eita! Capitaneado pela nossa doutora Mayra. Olha, eu não falei essa palavra [risos]. Liderado pela doutora Mayra”, disse.

Representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) também marcaram presença.

Veja o momento:

Iniciativas

Durante o evento, o Ministério da Saúde anunciou que ampliará as competências dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todo o Brasil. Médicos e enfermeiros serão capacitados para realizar atendimentos de pacientes em sofrimento psíquico, quadro agravado devido à pandemia de Covid.

O objetivo do Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental, projeto inédito na pasta, é fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?