metropoles.com

Vídeo: homem confundido com terrorista de Brasília nega fake news

Circulou pelas redes sociais foto em que pecuarista aparece ao lado de Helder Barbalho como sendo suspeito de ser terrorista

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra Helder Barbalho ao lado de sindicalista apontado erroneamente como suspeito de tentar explodir bomba em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Helder Barbalho ao lado de sindicalista apontado erroneamente como suspeito de tentar explodir bomba em Brasília - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

O pecuarista Fábio Coutinho Assunção, vice-presidente do Sindicato Rural de Xinguara (PA), divulgou um vídeo para desmentir informações falsas que o identificaram como suspeito de ser terrorista e armar atentado com bomba no Aeroporto Internacional de Brasília.

Circulou pelas redes sociais uma foto em que o pecuarista aparece em um evento ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), aliado do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As publicações diziam que ele seria a pessoa presa por planejar um atentado em Brasília no último fim de semana.

“Estão usando maldosamente essa foto e venho aqui esclarecer. Essa foto sou eu, Fábio Coutinho Assunção, nada a ver com a pessoa que foi presa lá [em Brasília]”, disse o pecuarista em vídeo.

Veja:

 

Bombas por Brasília

Faltando menos de uma semana para o grande evento de posse do presidente eleito, explosivos foram encontrados em duas regiões de Brasília, capital federal. No sábado, as forças policiais interceptaram a tentativa de detonação de uma bomba em um caminhão de querosene no Aeroporto de Brasília.

O empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, que planejava cometer atentados em Brasília, disse em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que estava “preparado para matar ou para morrer”.

O empresário foi preso com arsenal composto por armas e explosivos, na noite de sábado (24/12), véspera de Natal. Em depoimento, ele afirmou que veio para a capital federal “preparado para guerra” e que aguardava uma “convocação do Exército”, pois é um “defensor da liberdade”.

George declarou à PCDF que “pegou em armas para derrubar o comunismo”. Pontuou ainda que tinha intenção de distribuir armamentos para grupos acampados em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.

“A minha ida a Brasília tinha como propósito participar dos protestos que ocorriam em frente ao QG do Exército e aguardar o acionamento das Forças Armadas para pegar em armas e derrubar o comunismo. A minha ideia era repassar parte das minhas armas e munições a outros CACs [caçadores, atiradores e colecionadores] que estavam acampados no QG do Exército assim que fosse autorizado pelas Forças Armadas”, afirmou.

No dia 25, após uma denúncia de suspeita da existência de um arsenal abandonado, o esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais da PMDF realizou no Gama procedimentos técnicos e confirmou se tratar de explosivo. Em seguida, fez a detonação controlada do material por volta das 22h30.

A Polícia Civil do DF ainda vai investigar a origem do material e as circunstâncias em que ele foi deixado no local. Ainda não se sabe se esse episódio tem relação com a tentativa de atentado ao Aeroporto de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?