metropoles.com

PT articula encontro de Lula com líderes do MDB nesta segunda (28)

A reunião do presidente eleito com emedebistas acontece em meio às negociações para destravar a PEC da Transição

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula chegando ao CCBB para reuniões da equipe de transição. Ele sorri, de perfil - Metrópoles
1 de 1 Lula chegando ao CCBB para reuniões da equipe de transição. Ele sorri, de perfil - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se reunir na noite desta segunda-feira (28/11) com caciques do MDB, em Brasília. O encontro com emedebistas acontece em meio às negociações para destravar a PEC da Transição. A informação foi confirmada ao Metrópoles por líderes dos dois partidos.

A expectativa é de que o assunto principal da reunião seja a PEC. Ao Senado, onde começará a tramitação da proposta, foi entregue uma minuta do texto. No entanto, a redação final ainda não obteve consenso. O prazo de entrega à Casa é na próxima terça, 29 de novembro.

A proposta é uma das principais apostas do futuro governo para conseguir bancar os gastos prometidos durante a campanha, como o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) em R$ 600, em 2023.

Lula desembarcou em Brasília neste domingo (27/11), com Fernando Haddad e sua esposa, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. A expectativa é de que o futuro presidente foque nas discussões e articulações sobre a PEC, além de discutir o anúncio dos nomes de ministros que atuarão em seu governo.

O petista era esperado na capital do país desde a semana passada. No entanto, a viagem teve que ser adiada porque ele passou por um procedimento cirúrgico e precisava se recuperar.

No início do mês, o PT formalizou o convite para o MDB integrar a equipe de transição.  A sigla, da qual a senadora Simone Tebet faz parte, foi aliada de Lula durante o segundo turno da campanha eleitoral.

O conselho político da transição também conta com o apoio de indicados dos nove partidos que apoiaram sua candidatura no primeiro turno: PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Solidariedade, PSol, Pros, Avante e PDT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?