metropoles.com

MDB deve contrariar Renan Calheiros e apoiar reeleição de Lira

Apesar da resistência de Calheiros, rival de Lira em Alagoas, MDB deve estar ao lado do atual presidente da Câmara em sua reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles
Planalto Renan Lira
1 de 1 Planalto Renan Lira - Foto: Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles

Apesar da resistência de Renan Calheiros, o MDB caminha para anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara na disputa de fevereiro de 2023.

As negociações já estão sendo feitas pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e o presidente do MDB, Baleia Rossi, que se reuniu com Lira na quarta-feira (23/11), em Brasília.

Em troca do apoio à recondução do atual presidente da Casa, o MDB reivindica um dos outros seis espaços na Mesa Diretora; provavelmente uma das secretarias.

O acordo final entre Lira e o MDB, porém, só deve ser sacramentado na próxima semana, quando o atual presidente da Câmara retorna da Copa do Mundo no Catar.

Sem alternativa

Inicialmente, o MDB chegou a cogitar lançar um candidato próprio na disputa. O nome seria o de Isnaldo ou o do próprio Baleia, que perdeu para Lira na disputa de 2021.

Lideranças emedebistas, no entanto, decidiram abrir negociação com Lira após perceber que a maioria das siglas deve apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara.

“Não vejo alternativa”, resumiu à coluna um influente cacique do MDB. Hoje, a principal resistência ao apoio a Lira vem do clã Calheiros, adversário político do deputado em Alagoas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações