Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

O que Bivar pediu em troca do apoio do União à reeleição de Lira

Com 59 deputados federais eleitos, União Brasil declarou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara dos Deputados

atualizado 24/11/2022 10:32

Luciano Bivar faz "V" de vitoria durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República Igo Estrela/Metrópoles

A bancada do União Brasil anunciou, nessa quarta-feira (23/11), apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados, no pleito marcado para 1º de fevereiro de 2023.

O anúncio envolveu um acordo direto entre Lira e o presidente nacional do partido, o também deputado federal Luciano Bivar (PE), que desistiu de disputar o comando da Casa.

Em troca do apoio a Lira, o União pediu para manter o comando da Primeira Secretaria da Câmara, espécie de prefeitura da Casa. A ideia é que o próprio Bivar siga no posto, que já ocupa desde 2021.

Além da vaga na mesa diretora, lideranças do União Brasil pediram a Lira para manter o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2023, primeiro ano do governo Lula.

O posto dará a um parlamentar da legenda a prerrogativa de comandar a formulação do primeiro orçamento feito pelo governo Lula, a ser implementado em 2024.

Mais lidas
Últimas notícias