metropoles.com

O que Bivar pediu em troca do apoio do União à reeleição de Lira

Com 59 deputados federais eleitos, União Brasil declarou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Luciano Bivar faz "V" de vitoria durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República
1 de 1 Luciano Bivar faz "V" de vitoria durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A bancada do União Brasil anunciou, nessa quarta-feira (23/11), apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados, no pleito marcado para 1º de fevereiro de 2023.

O anúncio envolveu um acordo direto entre Lira e o presidente nacional do partido, o também deputado federal Luciano Bivar (PE), que desistiu de disputar o comando da Casa.

Em troca do apoio a Lira, o União pediu para manter o comando da Primeira Secretaria da Câmara, espécie de prefeitura da Casa. A ideia é que o próprio Bivar siga no posto, que já ocupa desde 2021.

Além da vaga na mesa diretora, lideranças do União Brasil pediram a Lira para manter o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2023, primeiro ano do governo Lula.

O posto dará a um parlamentar da legenda a prerrogativa de comandar a formulação do primeiro orçamento feito pelo governo Lula, a ser implementado em 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações