metropoles.com

O incômodo do presidente da CCJ da Câmara com a PEC da Transição

Presidente da comissão relatou a colegas que nem aliados de Lula, nem Arthur Lira o procuraram até agora para falar sobre a PEC da Transição

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ TV Servidor
Oposição Dino Arthur Maia
1 de 1 Oposição Dino Arthur Maia - Foto: Reprodução/ TV Servidor

O presidente da CCJ da Câmara, Arthur Maia (União Brasil-BA), tem demonstrado incômodo, nos bastidores, por estar sendo excluído das articulações para a votação da PEC da Transição.

A colegas deputados, Maia relatou que, até a sexta-feira (11/11), nem aliados de Lula, nem o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), haviam o procurado para falar sobre a proposta.

O presidente da comissão também criticou o “atalho” articulado por lideranças do PT e por Lira para levar a PEC direto ao plenário da Casa, sem passar pela CCJ e por uma comissão especial antes.

O caminho para esse atalho, como noticiou a coluna, seria apensar (anexar) a PEC da Transição à outra proposta sobre tema parecido já em tramitação no Congresso.

Sem essa alternativa, a PEC terá de começar a tramitar do zero na Câmara. A primeira etapa seria justamente a Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Arthur Maia.

No Senado, o cenário da articulação é diferente. Como noticiou a coluna, o presidente da CCJ da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), discutiu a PEC em reunião  com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações