metropoles.com

PDT entra com pedido de impeachment de Bolsonaro por perdão a Silveira

Partido, presidido por Carlos Lupi, também acionou o STF com ADPF por causa da graça constitucional concedida ao deputado bolsonarista

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Carlos Lupi, ação Bolsonaro
1 de 1 Carlos Lupi, ação Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, apresentou à Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (22/4), novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL), após o chefe do Executivo federal ter concedido graça constitucional ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

O deputado bolsonarista foi condenado, na quarta-feira (20/4), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a inelegibilidade, a pena de 8 anos e 9 meses de prisão e multa. O ato de Bolsonaro perdoa Silveira.

0

Desde o início do mandato, Bolsonaro já foi alvo de cerca de 140 pedidos de destituição. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deu seguimento a nenhum deles.

No pedido, Lupi destaca que Bolsonaro “ultrapassou as etapas processuais” relativas ao julgamento ao “conceder a graça independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

“Não se pode, por razões lógicas, interromper a pretensão punitiva estatal antes que ela inicie. Vale dizer, o ato em apreço interrompeu o processo em curso, em ordem a macular o princípio do devido processo legal e, nessa extensão, o princípio da separação dos poderes”, justifica.

Antes, o PDT e a Rede Sustentabilidade também acionaram o Supremo com Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra o perdão concedido por Bolsonaro a Silveira. O PDT é o partido do ex-ministro Ciro Gomes, que é pré-candidato à Presidência da República.

Leia a íntegra do pedido de impeachment de Bolsonaro apresentado pelo PDT:

Impeachment.bolsonaro.graca.daniel by Lourenço Flores on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?