metropoles.com

Mourão não comandará delegação que vai à Cúpula do Clima na ONU

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escalou para a chefia da comitiva o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em vez de Mourão

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mourão e presidente Jair Bolsonaro durante “Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro”. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Mourão e presidente Jair Bolsonaro durante “Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro”. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não irá chefiar a delegação brasileira que vai à Cúpula do Clima (COP 26) das Nações Unidas e ocorrerá de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escalou para a chefia da comitiva, que ainda está em fase de definição, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

“Eu vou ser o chefe da comitiva do governo brasileiro, como todo ano foi, junto com o Itamaraty nas negociações”, disse o ministro em coletiva de imprensa na sexta-feira (8/10). “A gente está montando a comitiva, deve sair um decreto apresentando”, destacou Leite.

Leite chegou ao governo em junho de 2021, após pedido de demissão do ex-ministro Ricardo Salles, que acumulou uma série de polêmicas no cargo.

No meio rural, Leite, que foi produtor de café, é conhecido por ser um dos mais antigos integrantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Ele passou 23 anos como conselheiro do grupo, de janeiro de 1996 a julho de 2019. Também foi secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável na pasta do Meio Ambiente, onde atuava em áreas como combate ao desmatamento ilegal e recuperação da vegetação nativa.

Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), responsável por monitorar dados sobre o bioma e coordenar as ações de combate a incêndios, mineração e desmatamento ilegais.

É ele que também gerencia atividades de órgãos civis ligados ao Meio Ambiente. De resto, conhece a Amazônia como poucos militares. A Amazônia estará no centro dos debates em Glasgow.

O general já levou duas comitivas de embaixadores estrangeiros à região amazônica.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?