metropoles.com

Ministro em quarentena: “Trancado” em casa e comida pela janela

Almirante Bento Albuquerque testou positivo para coronavírus na quarta-feira e está isolado em seu apartamento no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bento-Albuquerque2
1 de 1 Bento-Albuquerque2 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O resultado positivo para coronavírus, anunciado na quarta-feira (18/03), mudou toda a rotina do ministro das Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, que está confinado em um dos quartos d0 apartamento, na zona sul do Rio de Janeiro. 

Apesar de “agoniado” por estar “trancado em casa”, Bento trabalha “full time”, como se estivesse no gabinete. Ele disse que, por ser submarinista, fato que o obrigou a passar longas jornadas em espaços reduzidos, não teve dificuldade em organizar os horários com os companheiros inseparáveis: o Ipad, laptop e celular.

“Recebo alimentação pela janela que dá acesso à varanda do apartamento, sem qualquer tipo de contato. Depois que como, ponho no mesmo lugar e a bandeja é recolhida. Tudo sem contato. Não circulo pela casa”, disse o ministro ao Estado ao lembrar que está voltando “aos velhos tempos”, quando ficava no fundo do mar, longe da família, meses a fio.

Bento contou que todo dia acorda cedo, com despertador por volta das 6h, pula a janela do quarto para a varanda do apartamento, que tem cerca de 45 metros, e caminha 40 minutos para lá e para cá.

“Fico que nem um doido. Ando em linha reta fazendo um 8, em zigue-zague, de tudo que é jeito. Preciso me exercitar”, disse. “Depois, faço flexões, abdominal e alongamento. Terminando, tomo banho, café e começo as minhas atividades de trabalho, conversando e reunindo, por teleconferência, com meus assessores e outros ministros.”

Despachos
Na sexta-feira (20/03), por exemplo, o ministro passou parte da tarde participando de uma reunião do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), por videoconferência.

Bento tem falado com o presidente Jair Bolsonaro para tratar de questões do setor. Conversa à distância, ainda, com os ministros Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional — também diagnosticado com coronavírus e em isolamento —, Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Paulo Guedes (Economia) e Braga Netto (Casa Civil), entre outros.

Assim como Bento, Heleno também não deixou de despachar, mesmo doente. “Ele está tão bom que me deu meia hora de orientações”, contou na sexta-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Está tranquilo”. 

A solidariedade dos amigos tem emocionado os ministros. Bento disse ter recebido mais manifestações de apreço e carinho do que quando tomou posse. “Estou sensibilizado”, afirmou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?