Mayra Pinheiro apresenta queixa contra Aziz, Randolfe e Calheiros
Secretária do Ministério da Saúde, popularmente conhecida por Capitã Cloroquina, argumenta quebra de sigilo na CPI da Covid
atualizado
Compartilhar notícia

Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, apresentou queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra três senadores que conduziram a CPI da Covid-19.
A secretária acusa o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), de terem cometido a quebra de sigilo de informações pessoais. Mayra Pinheiro, que ficou popularmente conhecida como Capitã Cloroquina, pede a condenação dos senadores por dano emocional.
Na ação, a defesa de Mayra ressalta que, na ocasião da CPI da Covid-19, os parlamentares estavam investidos em poderes típicos da magistratura. A divulgação dos dados pessoais da secretária teria descumprido decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que determinou sigilo do material até o fim das apurações.
“Não poderiam, por isso, ofender a dignidade de uma servidora inocente, reconhecidamente qualificada, nem permitir que seus dados mantidos sob sigilo, por expressa determinação judicial, fossem repassados à mídia nacional para ser ela execrada sem haver cometido crime algum”, diz a ação.
Veja a queixa crime apresentada:
MAYRA QUEIXA CRIME SUBSIDIÃ_RIA (1).docx by Mariah Aquino on Scribd
Sigilo de informações pessoais
Mayra já havia recorrido ao STF anteriormente para que o presidente da CPI da Covid no Senado adotasse providências para “garantir a confidencialidade” de informações sigilosas. Na ocasião, alegou que os senadores divulgaram e-mails privados com seus dados pessoais.