Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Lula diz que relação com o STF será de "respeito institucional"

Presidente Lula participou da abertura do Ano Judiciário, no STF. Ele disse que "o povo não quer conflitos entre as instituições"

Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Chegada de autoridades ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023. No detalhe, Lula e Janja caminham na entrada do evento cercados pelos dragões da independência - Metrópoles

Em discurso na sessão solene de abertura do Ano Judiciário, nesta quarta-feira (1º/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pautará sua relação com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Poder Judiciário pelo “respeito institucional”.

“Tenham a certeza de que, assim como em meus dois mandatos anteriores, a relação entre o Executivo Federal, a Suprema Corte e o Poder Judiciário como um todo terá como alicerce o respeito institucional”, afirmou Lula em discurso na solenidade.

“O povo brasileiro não quer conflitos entre as instituições. Não quer agressões, intimidações nem o silêncio dos poderes constituídos. O povo brasileiro quer e precisa, isso sim, de muito trabalho, dedicação e esforços dos Três Poderes no sentido de reconstruir o Brasil”, continuou o titular do Palácio do Planalto.

“Nossos reais inimigos são outros: a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades, o extremismo e a violência política, a destruição ambiental e a crise climática. Tenho a certeza de que juntos vamos enfrentá-los. E de que juntos poderemos superá-los.”

Ao final do discurso, Lula foi aplaudido de pé pelos presentes no plenário do Supremo. Ele discursou logo após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula diz que relação com o STF será de “respeito institucional” - destaque galeria
17 imagens
Sessão solene no STF conta com segurança reforçada após ataques terroristas de 8 de janeiro
Dragões da Independência guardam entrada do STF
Presidente Lula e primeira-dama Janja da Silva chegam ao STF
Presidente Lula participa de sessão solene no Supremo Tribunal Federal
Presidente e sua esposa, Janja da Silva
Sessão solene no STF marca abertura de Ano Judiciário de 2023
1 de 17

Sessão solene no STF marca abertura de Ano Judiciário de 2023

Hugo Barreto/Metrópoles
Sessão solene no STF conta com segurança reforçada após ataques terroristas de 8 de janeiro
2 de 17

Sessão solene no STF conta com segurança reforçada após ataques terroristas de 8 de janeiro

Hugo Barreto/Metrópoles
Dragões da Independência guardam entrada do STF
3 de 17

Dragões da Independência guardam entrada do STF

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Lula e primeira-dama Janja da Silva chegam ao STF
4 de 17

Presidente Lula e primeira-dama Janja da Silva chegam ao STF

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Lula participa de sessão solene no Supremo Tribunal Federal
5 de 17

Presidente Lula participa de sessão solene no Supremo Tribunal Federal

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente e sua esposa, Janja da Silva
6 de 17

Presidente e sua esposa, Janja da Silva

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula na entrada do STF para sessão solene que marca início do Ano Judiciário
7 de 17

Lula na entrada do STF para sessão solene que marca início do Ano Judiciário

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco
8 de 17

Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro do STF Luís Roberto Barroso
9 de 17

Ministro do STF Luís Roberto Barroso

Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro do STF chega para solenidade de abertura do Ano Judiciário
10 de 17

Ministro do STF chega para solenidade de abertura do Ano Judiciário

Hugo Barreto/Metrópoles
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acena para jornalistas
11 de 17

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acena para jornalistas

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente do STJ, Maria Thereza Rocha de Assis Moura
12 de 17

Presidente do STJ, Maria Thereza Rocha de Assis Moura

Hugo Barreto/Metrópoles
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a esposa, Lu Alckmin
13 de 17

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a esposa, Lu Alckmin

Hugo Barreto/Metrópoles
Vice-presidente na entrada do STF
14 de 17

Vice-presidente na entrada do STF

Hugo Barreto/Metrópoles
A governadora em exercício do DF, Celina Leão
15 de 17

A governadora em exercício do DF, Celina Leão

Hugo Barreto/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras, marca presença na sessão solene do STF que marca abertura do Ano Judiciário
16 de 17

Procurador-geral da República, Augusto Aras, marca presença na sessão solene do STF que marca abertura do Ano Judiciário

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente do TCU, Bruno Dantas
17 de 17

Presidente do TCU, Bruno Dantas

Hugo Barreto/Metrópoles

A presença de Lula na solenidade da Corte marca posição em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que optou por não ir na última sessão de abertura do STF.

A sessão foi aberta às 10h com a execução o Hino Nacional. Depois, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber discursou. Em seguida, autoridades fizeram seus pronunciamentos até passar para Lula.

Após os ataques de 8 de janeiro, esta foi a primeira vez que ministros e autoridades entraram no plenário do Supremo, que ficou completamente destruído por golpistas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também esteve presente, assim como o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Beto Simonetti.

Reconstrução

Após ser fortemente atacado por vândalos, o plenário do STF ficou pronto a tempo de receber a primeira sessão de 2023. Uma força-tarefa de profissionais se reuniu para conseguir recuperar pelo menos parte do edifício-sede da Corte antes do início do Ano Judiciário.

Equipes terceirizadas, funcionários da limpeza, grupos de arquitetos, engenheiros, marceneiros, vidraceiros e restauradores deixaram o local mais afetado da estrutura do Supremo pronto para o dia 1º de fevereiro.

Todos os vidros quebrados foram trocados, as cadeiras do plenário, que tinham sido destruídas e retiradas do lugar, tiveram de ser reformadas e o carpete passou por limpeza especial. Devido ao tombamento histórico do prédio, os itens não podiam ser trocados. Por isso, o trabalho de recuperação e reforma foi essencial para o retorno, dentro dos padrões exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A fiação elétrica, as câmeras e os armários tiveram de ser recolocados. As togas dos ministros, roubadas nos atos de 8 de janeiro, foram compradas e podem ser usadas na primeira sessão.

O brasão da República e o crucifixo que também compõem o ambiente foram restaurados e recolocados em seus lugares. E a equipe de limpeza eliminou as pichações.