metropoles.com

Lava Jato: Alerj decide soltar deputados acusados de corrupção

Em troca da liberdade, os parlamentares vão abrir mão de seus mandatos, não vão ocupar gabinetes na Assembleia e não vão receber salários

atualizado

Compartilhar notícia

ALERJ/DIVULGAÇÃO
Alerj3
1 de 1 Alerj3 - Foto: ALERJ/DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (22/10/2019), por 39 votos a 25, que sejam soltos da cadeia os deputados estaduais André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Marcos Vinicius Neskau (PTB), Chiquinho da Mangueira (PSC) e Marcos Abrahão (Avante), presos na Operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato, em novembro de 2018.

De acordo com informações do jornal O Globo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa costurou um acordo para a soltura nessa segunda-feira (21/10/2019) e os deputados votaram depois de uma sessão com manifestações do público nas galerias.

Em troca de liberdade, os parlamentares vão abrir mão de seus mandatos, não vão ocupar gabinetes na Alerj e não vão receber salários. Para magistrados, no entanto, as condições não têm sustentação jurídica.

Defesas recorrerão
As defesas dos deputados acusados não devem aceitar a decisão da Casa e tentarão garantir que eles assumam seus mandatos, sob a desculpa de que uma resolução da Alerj não pode se sobrepor a uma regra da Constituição.

Eram necessários 36 votos para aprovar a revogação da prisão. A responsabilidade pela decisão passou a ser da Alerj depois que a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de um dia para que a Casa decida sobre o que será feito com eles.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?