metropoles.com

Interino, José Paulo Martins assumirá Secretaria da Cultura

Titular da pasta foi exonerado nesta sexta-feira (17/01/2020) após parafrasear o ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
josepaulo
1 de 1 josepaulo - Foto: Reprodução/Facebook

O secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Cultura, José Paulo Martins, assumirá interinamente a pasta até que seja indicado o substituto de Roberto Alvim, exonerado nesta sexta-feira (17/01/2020). Alvim caiu depois de parafrasear, em vídeo institucional da secretaria, o ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels.

Está é a segunda vez que Martins assume a pasta: em outubro do ano passado, quando Henrique Pires foi tirado do cargo por se posicionar contra a suspensão de edital para TVs públicas que previa também obras de cunho LGBTQ.

Martins está na pasta desde a gestão de Marcelo Calero, ex-ministro de Michel Temer (MDB). Em 2016, ele assumiu a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). No currículo, ele carrega passagens pela Fundação Iberê Camargo, pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e pelo Instituto Gerdau.

Alvim causou revolta por, ao lançar o “Prêmio Nacional das Artes”, adotar estética, simbologia, discurso e até fundo musical associados ao nazismo. Frente à reação de autoridades e das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu exonerá-lo, julgando “insustentável” sua permanência à frente da pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?